Análise teórico-experimental de ligações parafusadas viga-pilar em perfis formados a frio.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Arlene Maria Sarmanho-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Luiz Fernando Loureiro-
Autor(es): dc.creatorMorais, Cassius Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:36:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:36:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559242-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNeste presente trabalho são apresentados estudos teórico-experimentais para avaliar o comportamento de ligações viga-coluna parafusadas utilizando seções transversais em perfis formados a frio de duas edificações pertencentes ao projeto vencedor do 2o Prêmio Arquitetura em Aço, patrocinado pela USIMINAS, Projeto USIHAB. Este contém um projeto de dois pavimentos (Projeto 01) e um de quatro pavimentos (Projeto 02). Foram realizadas análises estruturais e dimensionamentos de ambos os projetos. Em seguida, determinou-se um protótipo de ensaio (P01) formado por um conjunto viga-coluna de seção transversal tipo caixa mais representativo do Projeto 02 para o qual foi projetada uma ligação parafusada. Para esta ligação realizou-se o teste experimental e verificou-se que esse protótipo apresentava um modo de colapso bastante frágil, então fez-se novas análises que originou uma nova configuração para a ligação, Protótipo P01B. Os resultados desse teste não se apresentaram satisfatórios, pois para tal solução a ligação teria um peso em aço representativo do peso total da estrutura inviabilizando a sua execução. Como para os protótipos referentes ao Projeto 02 não se obteve resultados satisfatórios, foi permitida uma flexibilização no Projeto 01 que passou pela mudança na arquitetura e alterações da seção transversal dos pilares para perfis de seção transversal tipo “I enrijecido” formado por dois perfis cartola. Para as análises de ligações do Projeto 01, onde em sua concepção são utilizados pilares “I enrijecidos” e vigas tipo caixa, obteve-se melhores resultados. Foram realizados oito testes experimentais com três tipos de protótipos e, assim, obteve-se a curva momento-rotação e a rigidez da ligação, os momentos últimos, os modos de colapso, os campos de deslocamento e de deformação de cada ligação. Em seguida fez-se uma segunda análise para o Projeto 01 utilizando as rigidezes das ligações obtidas nos testes experimentais e observou-se um aumento de 6,0 % na taxa (kg/m2) da estrutura nessa segunda análise em relação à primeira que não implicará necessariamente em gastos maiores para a edificação em função da utilização das ligações parafusadas. ______________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT : In this present work are introduced theoretician-experimental studies to evaluate the behavior of bolt beam-column connections using transversal sections in cold formed steel members of two buildings to the winner project of the 2th Prize Architecture in Steel, sponsored by USIMINAS, USIHAB Project. This contains a project of two floors (Project 01) and one of four floors (Project 02). It accomplished structural analyses and designs from both projects. It determined a test prototype (P01) formed by a connection beam-column of transversal section more representative kind box of the Project 02 to which was projected a bolted connection. For this connection it accomplished the experimental test and verified itself that prototype introduced a way of very fragile collapse, then new analyses were done originated a new configuration for the connection, Prototype P01B. The results of this test did not introduce satisfactory, because for such solution the connection would have a weight in representative steel of the total weight of the structure making unfeasible your execution. As for the referring prototypes to the Project 02 did not obtain satisfactory results, it was allowed a flexibility in the Project 01 that passed by the change in the architecture and alterations of the transversal section of the pillars for members of transversal section kind “I” formed for double top hat back-to-back. For the connections analyses of the Project 01, where in your conception are used pillars “I” and kind box beams, it obtained best results. They were done eight experimental tests with three kinds of prototypes and, therefore, it obtained the momentrotation curve and the stiffness of the connection, the last moments, the collapse manners, the displacement field and of deformation of each connection. A second analysis was done for the Project 01 using the stiffness of the connections obtained in the experimental tests and an increase of 6,0 % was observed in the rate (kg/m2) of the structure on second analysis regarding the first that necessarily will not imply in larger expenses for the construction in function of the utilization of the bolted connections.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen access.-
Palavras-chave: dc.subjectPerfis formados a frio-
Palavras-chave: dc.subjectLigações parafusadas-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise experimental-
Título: dc.titleAnálise teórico-experimental de ligações parafusadas viga-pilar em perfis formados a frio.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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