Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nicolazzi, Fernando Felizardo | - |
Autor(es): dc.creator | Detoni, Piero Di Cristo Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:36:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:36:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559203 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação tem por objetivo imprimir uma reflexão acerca de algumas nuances epistemológicas requeridas ao conhecimento histórico na passagem do século XIX para o XX no Brasil. Partimos da constatação que nesse período os espaços de trabalho delegados à história enfrentavam um duplo desafio, quer dizer, o aprimoramento, por um lado, dos princípios da erudição crítica documental e a necessidade, por outro, de prover a essa base de saber empírica um viés conceitual parelho ao depreendido pelas ciências sociais correntes. Dito de outro modo: era deprecado aos historiadores a passagem da análise para a generalização. Por meio da realização de estudos de caso, buscaremos, então, descrever o conteúdo do significado dessa demanda a qual se condensava através da operação de síntese. ____________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This dissertation aims to reflect on some epistemological nuances required by historical knowledge in the late Brazilian nineteenth to the twentieth century. We start from the observation that in this period the workspaces delegates to the history faced a double challenge, i.e., the improvement, on the one hand, of the principles of critical scholarship of historical sources and the need, on the other, to provide this empirical knowledge conceptual devices similar to the current social sciences. In other words: it was deprecated historians the passage to analysis from generalization. Through some case studies, we seek, then, describe the content of the meaning of this demand which is condensed through the operation of synthesis. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 07/01/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil - historiografia | - |
Título: dc.title | A síntese como desafio historiográfico na Primeira República. Pequenos estudos de caso. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: