Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPaganini, Paula-
Autor(es): dc.creatorJusti, Rosária da Silva-
Autor(es): dc.creatorMozzer, Nilmara Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:36:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:36:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559145-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, analisamos como diferentes mediadores podem favorecer a construção de conhecimento pelos estudantes, por meio do processo de coconstrução, durante a realização de atividades de modelagem. Mediadores são entendidos aqui como qualquer entidade que possa auxiliar na construção do conhecimento, fomentando ou facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados durante a aplicação de atividades de modelagem para o ensino de solubilidade a alunos de 15-16 anos. Para a análise, destacamos os mediadores mais relevantes (ações do professor e dos alunos, modelos, argumentos e gestos) em termos de influência na construção do conhecimento dos estudantes nesse contexto. A análise do papel de cada um deles pode dar suporte às relevantes discussões em contextos de formação de professores. ______________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: In this paper, we analyse how different mediators may promote students’ construction of knowledge through the process of co-construction, during the course of modelling activities. Here, mediators are understood as any entity that can assist in knowledge construction, promoting or facilitating the processes of teaching and learning. Data were collected in model-based teaching of the topic of solubility in a class of 15-16 year-old students. For the analysis, we focused on the most relevant mediators (the teacher’s and the students’ actions, models, arguments, and gestures) in terms of their influence on the students’ knowledge construction in this context. The analysis of the role of each of them may support relevant discussions in teacher training contexts.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo do periódico Ciência e Educação (UNESP), exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 out. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino aprendizagem-
Título: dc.titleMediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem.-
Título: dc.titleMediators in the co-construction of scientific knowledge in modelling-based activities.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.