A diversidade étnico-racial e a lei 10.639/03 : práticas, discursos e desafios – um estudo de caso na Escola Municipal de Lavras Novas – MG.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Erisvaldo Pereira dos-
Autor(es): dc.creatorLessa, Sandra Carvalho do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:35:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:35:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559062-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta pesquisa teve o objetivo de investigar como as/os docentes da Escola Municipal de Lavras Novas - em Ouro Preto - MG – trabalham e se posicionam com relação à diversidade étnico-racial e à implementação da Lei Federal 10.639/03 no cotidiano escolar, a fim de contribuir para a elaboração de subsídios que possibilitem uma ação educativa capaz de contemplar e valorizar a diversidade étnico-racial. A pesquisa foi realizada mediante: - participação e colaboração voluntária dos membros que compõem o corpo docente e pedagógico/administrativo da instituição de ensino, em entrevista semi-estruturada gravada em áudio; - preenchimento de questionário pelas/os entrevistadas/os; - e pesquisa documental. A entrevista se deu inicialmente por convite, feito para dezessete (17) docentes da escola, a qual atende alunos desde a Educação Infantil até o 9.º ano, que corresponde ao último ano do Ensino Fundamental-II, da Educação Básica Brasileira. Também foram convidadas/os a participar mais três (3) profissionais da escola, sendo uma da coordenação pedagógica e outros dois da área administrativa, totalizando vinte (20) pessoas entrevistadas. A metodologia empregada foi estudo de caso, pelo fato de possibilitar a observação in loco do objeto de estudo investigado e analisado. Ao término da pesquisa, os depoimentos das professoras entrevistadas e a observação do cotidiano escolar permitiram constatar algumas lacunas com relação às práticas pedagógicas que contemplem a diversidade étnico-racial e a Lei 10.639/03, tal constatação acaba por evidenciar a necessidade de ofertar subsídios pedagógicos para que a Lei deixe de ser um desafio e torne-se de fato uma realidade implantada na escola. ______________________________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT : The purpose of this research is to investigate how / teachers of the Municipal School of Lavras Novas - in Ouro Preto - MG - work and position themselves in relation to ethnic and racial diversity and the implementation of the Federal Law 10,639 / 03 in the school routine in order to contribute to the development of subsidies that enable an educational activity able to contemplate and value the ethnic and racial diversity. The survey was conducted by: - participation and voluntary cooperation of the members of the academic and administrative staff in semi-structured interview recorded audio; - Fill the questionnaire / os interviewed / os; - And documentary research. The interview took place initially by invitation, made to seventeen (17) school teachers, which serves students from kindergarten through 9th grade, which is the last year of Elementary Education-II of Basic Education. Three (3) other school professional were also invited, one of the pedagogical coordination and two of the administrative staff, totaling twenty (20) people interviewed. The methodology used was a case study, because it enables on-site observation of the investigated and analyzed object of study. At the end of the study, the statements of the interviewed teachers and the observation of everyday school life allowed to verify some gaps regarding the pedagogical practices that address the ethno-racial diversity and the Law 10.639 / 03, this finding turns out to highlight the need to offer educational subsidies so that the law stopped being a challenge and become indeed a reality implanted in school.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 18/12/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectNegros - identidade racial-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Título: dc.titleA diversidade étnico-racial e a lei 10.639/03 : práticas, discursos e desafios – um estudo de caso na Escola Municipal de Lavras Novas – MG.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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