Percepções dos estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Adriana Maria de-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Gustavo Meirelles-
Autor(es): dc.creatorReggiani, Ana Luiza Martins-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Bruno de Araujo-
Autor(es): dc.creatorLeopoldo, Gabriela Oliveira-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Jessica Almeida Horta-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ligia Barros de-
Autor(es): dc.creatorAvelar, Luisa Martino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:35:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:35:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559061-
Descrição: dc.descriptionAssim como em qualquer comunidade, fatores estressantes estão presentes no dia a dia dos acadêmicos de Medicina, impactando sua qualidade de vida. Como um desdobramento da experiência pedagógica na disciplina Saúde e Sociedade, do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), um grupo de alunos decidiu investigar o tema, a fim de conhecer a própria percepção sobre o assunto. A partir de um grupo focal e com base em parâmetros adotados pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS, foram analisados fatores que têm determinado a qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina. O principal elemento considerado na qualidade de vida do estudante de Medicina da Ufop é uma extensa carga horária curricular, frequentemente associada a uma carga excessiva de atividades extracurriculares, que limitam práticas de esporte, lazer e qualidade de sono. Outro ponto considerável é a precária relação dos alunos com a infraestrutura da cidade. Considera-se o grande desafio que se apresenta à adequação do programa do curso às diretrizes curriculares nacionais sem prejuízo das condições necessárias à saúde física e mental dos graduandos. __________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: As in any community, stressing factors are present in the day-to-day of medicine students, impacting on their quality of life. As a development of the teaching experience in the discipline “Health and Society”, at the medical school of the Universidade Federal de Ouro Preto, a group of students decided to investigate the subject in order to undestand their own perceptions of the issue. A focus group was organised, based on the parameters adopted by the WHO Quality of Life Group, and factors used to determine medical students’ quality of life were analysed. The main elements considered relevant to the quality of life of UFOP medical students are related to long curricular class hours, often associated to an excessive load of extracurricular activities, which limit the practice of sport, leisure and quality of sleep. Another significant point is the precarious relationship between students and the city’s facilities. The great challenge lies in adjusting the course program to national curriculum guidelines without affecting the necessary conditions for the students’ physical and mental health-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica , exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 out. 2015-
Palavras-chave: dc.subjectMedical Education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Título: dc.titlePercepções dos estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida.-
Título: dc.titlePerceptions of UFOP medical students about their quality of life.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.