Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pimenta Neto, Olímpio José | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Camilo Lelis Jota | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:35:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:35:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5962 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558961 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa o tema da fisiologia da arte na obra de Friedrich Nietzsche através da identificação de como ela compõe seu projeto filosófico. Para tal, o método utilizado na investigação foi uma investida na obra de Nietzsche visando apresentar ao leitor, a partir da perspectiva do compromisso de sua filosofia com a afirmação da existência, em que consiste a proposta estética em questão. O ponto de chegada de nosso trabalho destaca a fisiologia da arte como uma formulação nietzschiana, segundo a qual, o escopo geral da arte corresponde mais ao estado de saúde do corpo, do que propriamente às obras de arte. As principais reivindicações do presente estudo são: 1) a perspectiva naturalista endossada por Nietzsche para abordagem do tema não pode ser compreendida como um naturalismo em moldes reducionistas; 2) a perspectiva imanente expressa na fisiologia da arte pode ser entendida como um elemento central das reflexões estéticas nietzschianas em conjunto. ________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: The current dissertation analyzes the subject of physiology of art in the work of Friedrich Nietzsche by identifying how he composes his philosophical project. The method used for this research was invested in Nietzsche's work in order to present to the reader, from the perspective of the commitment of his philosophy with the affirmation of existence, what is the aesthetic proposal. The culmination of our work highlights the physiology of art as a Nietzsche’s thesis which states that the general scope of art is more about the state of health of an organism than actually works of art. The main demands of the present study are: 1) The naturalistic perspective endorsed by Nietzsche for theme approach cannot be understood as reductionist naturalism; 2) the immanent perspective expressed in the physiology of art can be understood as a central element of Nietzsche’s aesthetic reflections combined. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 07/12/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Friedrich Nietzsche, 1844-1900 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Naturalismo na arte | - |
Título: dc.title | A fisiologia da arte : considerações sobre a estética de Nietzsche. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: