Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Andréa Lisly | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Welber Luiz dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:35:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:35:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558939 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O mercado interno vem sendo objeto de pesquisas históricas já há alguns anos. A Estrada de Ferro Oeste de Minas, criada, em parte,com o capital mercantil acumulado pela elite são-joanense, é parte de um projeto mais amplo de integração das regiões do Império à Corte.O abastecimento do Rio de Janeiro com a produção agro-pastoril do oeste de Minas, intermediado pelos negociantes de São João del-Rei, se nos apresenta como o objeto de análise dentro do contexto do surto ferroviário brasileiro do século XIX. Surto este que, em nosso entendimento, ultrapassou a lógica ferrovia/agroexportação. A intervenção do Estado foi fundamental para a existência da companhia, bem como a participação de alguns indivíduos que se destacaram na sociedade são-joanense do final do século XIX, parte deles herdeiros de negociantes que dominavam as relações mercantis entre Minas Gerais e Rio de Janeiro no decorrer do mesmo século. __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT : For many years Brazilian internal market has been object of historical researches. The West of MinasRailway was partlybuilt with the accumulated mercantile são-joanense’s elite capital. The railway is part of a wider project of integration between distant regions of the Empire and the Court. The provisioning to Rio de Janeiro with the agriculture-pastoral production from West of Minas, mediated by São João del-Rei's merchants is presented as the analysis object within the expansion of Brazilian railway in the 19th century. In our understanding, the railway supply surpassed the railway/agro-exportation logic. State intervention was fundamental for the company existence, as well as the participation of some individuals who stood out in são-joanense society in the end of 19th century some of them were merchants' heirs, which dominated mercantile relationships between Minas Gerais and Rio de Janeiro along the same century. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 27/11/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | História moderna - sec. XIX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferrovias | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Título: dc.title | A estrada de ferro Oeste de Minas : São João del-Rei (1877-1898). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: