A estrada de ferro Oeste de Minas : São João del-Rei (1877-1898).

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Andréa Lisly-
Autor(es): dc.creatorSantos, Welber Luiz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:35:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:35:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558939-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO mercado interno vem sendo objeto de pesquisas históricas já há alguns anos. A Estrada de Ferro Oeste de Minas, criada, em parte,com o capital mercantil acumulado pela elite são-joanense, é parte de um projeto mais amplo de integração das regiões do Império à Corte.O abastecimento do Rio de Janeiro com a produção agro-pastoril do oeste de Minas, intermediado pelos negociantes de São João del-Rei, se nos apresenta como o objeto de análise dentro do contexto do surto ferroviário brasileiro do século XIX. Surto este que, em nosso entendimento, ultrapassou a lógica ferrovia/agroexportação. A intervenção do Estado foi fundamental para a existência da companhia, bem como a participação de alguns indivíduos que se destacaram na sociedade são-joanense do final do século XIX, parte deles herdeiros de negociantes que dominavam as relações mercantis entre Minas Gerais e Rio de Janeiro no decorrer do mesmo século. __________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT : For many years Brazilian internal market has been object of historical researches. The West of MinasRailway was partlybuilt with the accumulated mercantile são-joanense’s elite capital. The railway is part of a wider project of integration between distant regions of the Empire and the Court. The provisioning to Rio de Janeiro with the agriculture-pastoral production from West of Minas, mediated by São João del-Rei's merchants is presented as the analysis object within the expansion of Brazilian railway in the 19th century. In our understanding, the railway supply surpassed the railway/agro-exportation logic. State intervention was fundamental for the company existence, as well as the participation of some individuals who stood out in são-joanense society in the end of 19th century some of them were merchants' heirs, which dominated mercantile relationships between Minas Gerais and Rio de Janeiro along the same century.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 27/11/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectHistória moderna - sec. XIX-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovias-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico-
Título: dc.titleA estrada de ferro Oeste de Minas : São João del-Rei (1877-1898).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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