Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ceccato, Maria das Graças Braga | - |
Autor(es): dc.creator | Acurcio, Francisco A. | - |
Autor(es): dc.creator | César, Cibele Comini | - |
Autor(es): dc.creator | Bonolo, Palmira de Fátima | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Mark Drew Crosland | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:35:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:35:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6217 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558866 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to develop a score to determine the level of understanding regarding information on antiretroviral therapy (ART) among patients initiating treatment. This was a cross-sectional analysis based on interviews with HIV patients in outpatient public referral centers (Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil). The score for patients’ understanding of their medicines was obtained using a latent trait model, estimated by the Item Response Theory, based on the concordance between each patient answer and the written prescription. Hierarchical linear regression was used to assess patients’ global understanding of ART, considering each class of drugs (level 1) and the individual (level 2). Among 406 patients, 37.9% failed to reach a minimum level of understanding of their treatment. The item with the highest level of difficulty was “precaution in use”. The item “dosage” showed the most varied understanding of ART. A high proportion of patients displayed minimal understanding of ART, indicating a high potential risk for non-adherence to therapy. It is thus necessary to identify factors associated with insufficient understanding of ART. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Todo o conteúdo do periódico Cadernos de Saúde Publica, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-311X&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 out. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-retroviral agents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drugs with prescription | - |
Título: dc.title | Compreensão da terapia anti-retroviral : uma aplicação de modelo de traço latente. | - |
Título: dc.title | Patient’s understanding of information on antiretroviral therapy : an application of the latent trait model. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: