
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Thiago Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Bernardo Pinto Coelho Keuffer | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Débora Camargos de | - |
| Autor(es): dc.creator | Alfenas, Ivanilde do Carmo | - |
| Autor(es): dc.creator | Bonolo, Palmira de Fátima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:35:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:35:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5861 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558859 | - |
| Descrição: dc.description | Os grupos de convivência para idosos contribuem para a promoção do envelhecimento ativo e a preservação das capacidades e do potencial do indivíduo nessa fase. Desse modo, criou-se o Projeto Conviver, direcionado, principalmente, para a população idosa da comunidade do Catete (bairro de Santo Antônio do Leite, Distrito de Ouro Preto), na qual foram observados relatos relevantes de tristeza, ansiedade e depressão descritos por profissionais de saúde da região. O grupo buscou interferir positivamente no bem-estar mental de seus participantes, por meio de oficinas que valorizaram o convívio e promoveram o envelhecimento ativo. Ao final do projeto, foi realizada uma avaliação na qual cada participante relatou a interferência dos grupos operativos em suas vidas. Com o trabalho, criou-se um forte vínculo entre os integrantes do Projeto Conviver; promoveu-se um intercâmbio de conhecimentos; houve a adoção pela comunidade de hábitos de vida mais saudáveis; e houve aproximação dos acadêmicos aos cenários de prática de promoção da saúde. Os resultados obtidos demonstram que, de fato, os grupos operativos promovem o bem-estar dos idosos, estimulando a socialização a partir da convivência de seus integrantes. ____________________________________________________________________________________ | - |
| Descrição: dc.description | ABSTRACT: Socialization groups for the elderly help foster active aging and preservation of the individual’s capacities and potential in this phase of life. The “Conviver” project was thus created, targeting mainly the elderly population in the community of Catete (a neighborhood of Santo Antônio do Leite, a township in Ouro Preto, Minas Gerais State), where health workers reported cases of sadness, anxiety, and depression among the elders. The group sought to intervene positively in the participants’ mental well-being, through workshops that valued socialization and fostered active aging. An evaluation was performed at the end of the project in which participants described the operative groups’ impact on their lives. The project created a strong bond among members of the “Conviver” project , besides fostering exchange of knowledge and the community’s adoption of healthier habits and closer participation by students in a health promotion setting. The results show that the operative groups promote the elders’ well-being by fostering their socialization. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Todo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica , exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 out. 2015 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde do idoso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Promoção de saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Depressão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
| Título: dc.title | Projeto Conviver : estímulo à convivência entre idosos do catete, Ouro Preto, MG. | - |
| Título: dc.title | Socialization project : encouraging socialization among elders in Catete, Ouro Preto, Minas Gerais. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: