As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula : um estudo baseado nos dados do SIMAVE/PROEB 2007.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Campos da-
Autor(es): dc.creatorMatos, Daniel Abud Seabra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:35:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:35:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5785-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558744-
Descrição: dc.descriptionO artigo decorre de uma pesquisa com delineamento de survey que investigou as percepções de estudantes de escolas públicas de Minas Gerais sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula, analisando como alguns fatores se associam a essa percepção: nível de ensino, sexo dos estudantes, nível socioeconômico, atraso escolar, proficiência em língua portuguesa e matemática e as práticas pedagógicas dos docentes. Utilizou-se o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB, 2007), que faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). Participaram todos os alunos do 5º ano (N= 307.386), do 9º ano (N=251.354) e do 12º ano (N=156.906). Destacaram-se como principais resultados: indisciplina em sala de aula; forte relação entre fracasso escolar e indisciplina; baixa associação entre indisciplina e nível socioeconômico; forte relação entre as práticas pedagógicas dos docentes e a indisciplina. Os resultados reforçam a centralidade da indisciplina na educação escolar. _________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: The paper derives from a survey research, which investigated the perceptions of students’ from public schools of Minas Gerais about the incidence of undisciplined behaviors in the classroom and analyze the role of potential contributing factors (e.g., educational level, sex of the students, socioeconomic status, educational gap, proficiency in Portuguese and mathematics, and teachers’ pedagogical practices). We used the Assessment Program of the Primary Public Education (2007) database, which is part of the Public Education Assessment System of Minas Gerais (SIMAVE). Students enrolled in the 5th year (N = 307.386), 9th year (N = 251.354), and 12th year (N = 156.906) of schooling participated. Highlight results include: undisciplined behaviors in the classroom; there was a strong relationship between indiscipline and teachers’ pedagogical practices and academic failure; while there was a weak association between indiscipline and socioeconomic status. The results reinforce the centrality of indiscipline in education.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 nov. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectIndiscipline-
Palavras-chave: dc.subjectSurvey research-
Título: dc.titleAs percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula : um estudo baseado nos dados do SIMAVE/PROEB 2007.-
Título: dc.titleStudents’ perceptions about the incidence of undisciplined behaviors in the classroom : a study based on data from SIMAVE/PROEB 2007.-
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