An analysis of the factorial structure of the teacher communication behavior questionnaire with Brazilian high school science students.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMatos, Daniel Abud Seabra-
Autor(es): dc.creatorLeite, Walter Lana-
Autor(es): dc.creatorBrown, Gavin Thomas Lumsden-
Autor(es): dc.creatorCirino, Sérgio Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:35:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:35:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5719-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558707-
Descrição: dc.descriptionO Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) tem sido usado em níveis de ensino diferentes, em muitos países, com o objetivo de mensurar a percepção dos alunos do comportamento comunicativo do professor de ciências. O TCBQ foi traduzido para o Português de acordo com os padrões de adaptação de testes da ITC. Evidência de validade para a versão brasileira do TCBQ foi obtida com uma amostra de 414 estudantes do ensino médio. A consistência interna do TCBQ foi adequada e um ajuste adequado do modelo fatorial original foi encontrado por meio de análise fatorial confirmatória. Os dados brasileiros apresentaram correlações entre fatores similares, no valor e na direção, às de pesquisas internacionais. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre tipo de escola e matéria consistentes com pesquisas anteriores. _____________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: The Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) has been used at different levels of education in many countries to measure students’ perceptions of their science teachers’ communication behavior. The TCBQ was translated into Portuguese in accordance with ITC test adaptation standards. Validity evidence for the Brazilian version of the TCBQ was obtained with a sample of 414 secondary students. The internal consistency of the TCBQ was satisfactory and an adequate fit of the original factor model was found through confirmatory factor analysis. The Brazilian data exhibited inter-factor correlations similar in value and direction to those of previous international studies. Statistically significant differences were found between school type and subject matter, which is consistent with previous studies.-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-3772&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 out. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectStudent perception-
Palavras-chave: dc.subjectClassroom learning environment-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Título: dc.titleAn analysis of the factorial structure of the teacher communication behavior questionnaire with Brazilian high school science students.-
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