Questões em torno da formação inicial de professores.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMendes, Cláudio Lúcio-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Luana de Cássia Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:35:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:35:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5712-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558702-
Descrição: dc.descriptionNeste texto, abordamos seis questões contemporâneas sobre a formação inicial de professores. Tais questões foram levantadas, prioritariamente, com base em parte da literatura contemporânea sobre o assunto e em diálogo metodológico com as proposições foucaultianas sobre a arte de governo. Analiticamente, tratamos da formação docente como uma arena de luta contemporânea; do lugar que ocupa a licenciatura nas instituições de Ensino Superior brasileiras; do novo tipo de aluno que está chegando às licenciaturas; da necessidade de aproximação entre instituições de Ensino Superior / escolas públicas municipais e estaduais; da organização do currículo de formação e o investimento na formação inicial advindos de políticas contemporâneas. Concluímos que o sujeito é um produto – e, ao mesmo tempo, produtor – das práticas sociais, entendidas como aquelas conexões que nos ligam a outros humanos, a saberes e a relações de poder que nos rodeiam, constituindo a nós como tipos específicos de alunos e professores. _____________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: In this paper, we address six contemporary issues on teachers’ initial education. These issues were raised, primarily, based on part of the contemporary literature on the subject and on a methodological dialogue with Foucault’s propositions about the art of government. Analytically, we address: the teacher education as an arena of contemporary struggle; the place occupied in higher education degree by the brazilian institutions; the new type of student who is coming to undergraduate courses; the necessity for closer ties between higher education institutions / public schools; the organization of the training curriculum and the investment in the initial formation arising from contemporary political. We conclude that the subject is a product - and, at the same time the one that produces the social practices, understood as those connections that link us to other human, the knowledge and the power relations that surround us, constituting us as specific types of students and teachers.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Educação em Foco <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/educacaoemfoco/article/view/521/350>. Acesso em: 12 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno de Estado-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Título: dc.titleQuestões em torno da formação inicial de professores.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.