Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Juliana de Conti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:35:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:35:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5675 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558680 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como cerne a formação docente no contexto da educação do campo na região do Alto Vale Piranga. Buscou pensar o processo de formação de seus educadores, formais e não-formais, pela perspectiva do pensamento crítico. Para isso, foram selecionados cinco professores que se autodenominam comprometidos com a emancipação humana e contra qualquer forma de opressão. O instrumental teórico utilizado baseia-se no conceito de materialismo dialético, se orientando metodologicamente por meio da análise narrativa autobiográfica. Utilizamos como eixo norteador da pesquisa o equilíbrio entre as categorias que constituem propriamente a dialética: o universal, o particular e o singular. Para evidenciar essas categorias, foram utilizadas narrativas escritas como instrumento de investigação, visando compreender como e quando o processo de conscientização aconteceu nos educadores-sujeitos. Por meio da análise, buscou-se compreender em que medida os conhecimentos agregados pelos sujeitos da pesquisa, durante seus percursos formativos, colaboraram na construção de uma consciência crítica e emancipatória, voltada ao ideário de educação do campo, e como isso reverbera na prática pedagógica e na perspectiva futura da profissão docente. Para situar toda a investigação, foi feita uma descrição da região onde estão os sujeitos das narrativas, sua relevância histórica e cultural, dentre outros múltiplos determinantes que constituem as comunidades rurais desses sujeitos como sendo uma unidade regional. Em seguida, foi abordado por meio de uma síntese da particularidade do percurso histórico da educação rural no Brasil, até o surgimento e consolidação do conceito de Educação do Campo, alguns descritores que compõem a categoria universal e o pensamento crítico. A pesquisa buscou entender a conjuntura atual do campesinato brasileiro, os embates de projetos antagônicos de nação e educação, e os novos desafios de uma formação crítica e emancipatória do educador que atua no Campo. A análise das narrativas, por fim, reafirmou a postura crítico-política dos educadores presentes na pesquisa; no entanto, verificou-se contradições discursivas ocultas. Persiste uma forte tendência de reproduzir o discurso meritocrático, o senso comum e os valores hegemônicos da vida urbana na prática pedagógica de alguns educadores entrevistados. Desse modo, constata-se a necessidade do pensamento crítico e da dialética como base teórica e metodológica primordial nos cursos de formação de professores que visam à emancipação humana do trabalhador do campo. ________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This research is core on teacher education in the context of rural education in the Alto Vale Piranga region. Sought think the process of training their teachers, both formal and informal, for critical thinking perspective. For this, we selected five teachers who call themselves committed to human emancipation and against all forms of oppression. The theoretical tools used are based on the concept of dialectical materialism, moving toward methodologically through autobiographical narrative analysis. We use as a guiding research axis balance between the categories that are properly the dialectic: the universal, the particular and the singular. To highlight these categories, narratives written as a research tool were used, to understand how and when the process of awareness was in the teacher-subject. Through the analysis, we sought to understand to what extent the aggregate knowledge by the research subjects during their training paths, contributed to the construction of a critical consciousness and emancipatory, focused on Field Education ideas, and how it reverberates in pedagogical practice and future perspective of the teaching profession. To place all research, a description of the region was made where the subject of the narrative, its historical and cultural relevance, among other multiple determinants that are the subject of these rural communities as a regional unit. Then was approached by a particular historical course of the synthesis of rural education in Brazil, until the emergence and consolidation of the concept of Field Education, some descriptors that make up the universal category and critical thinking. The research sought to understand the current situation of the Brazilian peasantry, the clashes of antagonistic projects of nation and education, and the new challenges of a critical and emancipatory education educator who works in the field. The analysis of the narratives, finally, reaffirmed the critical-political stance of the present educators in the research; However, it has been hidden discourse contradictions. There is still a strong tendency to reproduce the meritocratic discourse, common sense and the hegemonic values of urban life in the pedagogical practice of some educators interviewed. Thus, there has been the need for critical thinking and dialectic as the primary theoretical and methodological basis in teacher training courses aimed at human emancipation of the field worker. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 07/07/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento crítico | - |
Título: dc.title | Educação do campo e o pensamento crítico : um estudo da formação de professores no meio rural do Alto Vale Piranga. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: