Arte, liberdade e reconciliação : o papel da arte na rememoração da natureza e o problema da racionalidade instrumental em Theodor Adorno.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves Júnior, Douglas Garcia-
Autor(es): dc.creatorMartin, Enrique Marcatto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:35:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:35:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5684-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558675-
Descrição: dc.descriptionAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 10/10/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação trata do problema que a chamada racionalidade instrumental, tendo em vista o projeto de esclarecimento da humanidade, causa para a liberdade humana, ao reprimir a natureza interna do homem, a partir de Theodor Adorno e Max Horkheimer, em sua Dialética do Esclarecimento. Busca discorrer sobre o tema, analisando possíveis saídas para o problema, visando mostrar que seria necessária a reconciliação entre o homem, a racionalidade e a natureza. Para isso, apresenta elementos da teoria estética de Adorno que demonstram que há na obra de arte e na experiência estética, tal como descrita pelo filósofo, uma resposta à repressão da natureza e a possibilidade da liberdade e da reconciliação. _____________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This dissertation work deals with the problem the so called instrumental rationality causes to the human liberty, taking in consideration the project of the enlightenment of mankind repressing the inner nature of man, as from Theodor Adorno and Max Horkheimer, in his Dialectic of Enlightenment . It pursues to discourse on this theme analyzing the possible solutions to the problem, seeking to show the necessity of reconciliation between man, rationality and nature. In order to do so this dissertation presents elements of Adorno’s Theory of Esthetics which demonstrates that in the piece of art and in the esthetic experience, as described by the philosopher, there is an answer to the repression of nature and the possibility of liberty and reconciliation.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 10/10/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969-
Palavras-chave: dc.subjectEstética e filosofia da arte-
Título: dc.titleArte, liberdade e reconciliação : o papel da arte na rememoração da natureza e o problema da racionalidade instrumental em Theodor Adorno.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.