Diferença como abertura de mundos possíveis : aprendizagem e alteridade.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Cíntia Vieira da-
Autor(es): dc.creatorKasper, Kátia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5377-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558432-
Descrição: dc.descriptionQuais as relações possíveis entre aprendizagem e diferença? Circula entre nós, por exemplo, a ideia – de resto, muito pertinente – de que é preciso aprender a conviver com as diferenças. Este artigo desloca esta discussão, colocando-se em uma perspectiva segundo a qual só se aprende por meio do contato, nem sempre apaziguado, com a diferença. Aprender envolve ser levado a diferir de si através do contato com o outro, tendo muito pouco (ou nada) a ver com a imitação de um modelo ou a aplicação de um método. Procuramos expor o conceito de ‘outrem’, elaborado por Deleuze nos textos “Causas e razões das ilhas desertas” e “Michel Tournier e o mundo sem outrem”. Percorremos também a recriação da história de Robinson Crusoé, Sexta-feira ou os limbos do pacífico, romance que é um dos intercessores na criação do conceito deleuziano de diferença.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na revista Educação e Filosofia são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Fonte: Revista Educação e Filosofia <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 maio 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade-
Palavras-chave: dc.subjectDeleuze-
Palavras-chave: dc.subjectDiferença-
Palavras-chave: dc.subjectOutrem-
Título: dc.titleDiferença como abertura de mundos possíveis : aprendizagem e alteridade.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.