Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mendes, Paulo Henrique Aguiar | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Simone de Paula Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:34:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:34:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558421 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objetivo apresentar as primeiras reflexões acerca da pesquisa que estamos desenvolvendo sobre o patrimônio imaterial da Região dos Inconfidentes, a partir de um conjunto de entrevistas com moradores de Passagem de Mariana, MG, coletadas ao longo de 2012. Num primeiro momento, fizemos uma apresentação da metodologia utilizada na coleta das entrevistas, para, em seguida, construirmos uma abordagem conceitual das relações entre memória, cognição e discurso, fundamentada em categorias oriundas de diferentes quadros teóricos, a exemplo de noções como “experienciação discursiva” (AUCHLIN, 2008), “performance e vocalidade” (ZUMTHOR, 1987), “memória cognitivo-discursiva” (PAVEAU, 2007), “espaço semiótico” (BRANDT, 2004), entre outras. Para efeito de ilustração dessa abordagem, analisamos um pequeno excerto de uma das entrevistas realizadas, com vistas a exemplificar o desenvolvimento de um dos tópicos-guias que nortearam a realização da pesquisa. _________________________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This article aims at presenting the first thoughts of a research we are carrying out on the Immaterial Heritage of the Inconfidentes Region, on the basis of various interviews with inhabitants of Passagem de Mariana (Minas Gerais – Brazil), collected in 2012. At first, we presented the methodology used for collecting the interviews, then we built up a conceptual approach to the relationship between memory, cognition and discourse, based on categories derived from different theoretical frames, such as the notions of “discursive experienciation” (AUCHLIN, 2008), “performance and vocality” (ZUMTHOR, 1987), “cognitive-discursive memory” (PAVEAU, 2007), “semiotic space” (BRANDT, 2004), amongst others. To illustrate this approach, we analyzed a small excerpt of one of the interviews carried out in order to exemplify one of the guiding topics employed in the research. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons do tipo Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista de Estudos da Linguagem <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/index>. Acesso em: 05 maio 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio imaterial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experienciação dialogada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações da memória | - |
Título: dc.title | Experienciação, cognição e representações da memória : uma análise discursiva do patrimônio imaterial da Região dos Inconfidentes. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: