Aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a doença de Alzheimer em estágio inicial.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFreitas, Nathália Luiz-
Autor(es): dc.creatorMendes, Paulo Henrique Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558419-
Descrição: dc.descriptionEste estudo objetiva investigar os aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação de textos humorísticos por sujeitos diagnosticados com a Doença de Alzheimer em estágio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clínico – composto por sujeitos diagnosticados com a DA; ii) Grupo Controle – formado por indivíduos sem identificação de alterações cognitivas e cujas características etárias, sociais, escolares e de gênero são compatíveis às do grupo Clínico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicológica clássica, investigação social e socioeconômica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocolo de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compõem o grupo Clínico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretação das piadas pelos sujeitos com DA seja o déficit na memória de trabalho que dificulta a mobilização de espaços mentais durante a formulação de suposições. _____________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This study investigates the linguistic and cognitive aspects involved in the interpretation of humorous texts by subjects diagnosed with Alzheimer's disease at an early stage. For this purpose, two groups were formed- i ) Clinical Group - composed of subjects diagnosed with Alzheimer's disease at an early stage; and ii) Control group - formed by individuals without identification of cognitive and whose age, social, school and gender characteristics are compatible with the group of subjects diagnosed with Alzheimer's disease. The participants were subjected to classical neuropsychological testing, social and socio-economic research, as well as the socio-cognitive approach, through the Jokes Protocol. It was found that when compared the subjects which make up the clinical group were significantly lower than the control group performance. One of the obstacles to the interpretation of the jokes by the subjects with Alzheimer's disease is possibly a deficit in working memory that hinders the mobilization of mental spaces during the formulation of assumptions.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons do tipo Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Não Adaptada, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Domínios de Lingu@gem <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/index>. Acesso em: 05 maio 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectHumorous interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectAlzheimer's disease-
Título: dc.titleAspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a doença de Alzheimer em estágio inicial.-
Título: dc.titleLinguistic and cognitive aspects involved in the humorous interpretation of subjects with Alzheimer's disease at an early stage.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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