Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular: uma análise via produtos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernandes, Rosangela Aparecida Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5326-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558411-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, o mercado de combustível tem passado por mudanças em razão da expansão das vendas dos combustíveis alternativos à gasolina comum, álcool hidratado e gás natural veicular. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho foi delimitar o mercado relevante dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular (GNV) no mercado nacional, de janeiro de 2002 a dezembro de 2008. Para tal, utilizou-se dos testes de cointegração, decomposição da variância do erro de previsão e causalidade de Granger. Os resultados mostraram que os três combustíveis encontram-se no mesmo mercado relevante de produto. Portanto, qualquer alteração no preço de um deles, pode gerar substituição, de modo que tais mudanças podem ter apenas um caráter transitório. ____________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: In recent years, the market for fuel has undergone changes due to the expansion of sales of alternative fuels to gasoline, hydrated alcohol and natural gas. Given this scenario, the objective was to define the relevant market for the fuel, gasoline C, hydrous ethanol and compressed natural gas (CNG) in the na¬tional market, from January 2002 to December 2008. To this end, we used the cointegration tests, decomposition of the variance of prediction error and Granger causality. The results showed that the three fuels are the same relevant market product. Therefore, any change in the price of one, can generate substitution, so that such changes may have only a transitory nature.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOs direitos autorais para artigos publicados na Revista de Economia são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista de Economia <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/economia/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 25 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectGasolina C-
Palavras-chave: dc.subjectÁlcool hidratado-
Palavras-chave: dc.subjectGás Natural Veicular-
Palavras-chave: dc.subjectHydrated alcohol-
Palavras-chave: dc.subjectNatural gas for vehicles-
Título: dc.titleDelimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular: uma análise via produtos.-
Título: dc.titleDelimitation of the relevant market in the resale of fuel, gasoline C, hydrated alcohol and vehicular natural gas: an analysis via products.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.