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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Xavier, Margaret Malia Spofford | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:34:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:34:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5464 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558394 | - |
Descrição: dc.description | Mediante a metáfora polivalente da “clínica,” este artigo objetiva relatar os resultados da primeira fase de um projeto de formação de professores de língua inglesa no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) numa universidade federal do Brasil. No mundo globalizado, a licenciatura em língua inglesa precisa melhor incorporar uma perspectiva crítica e intercultural no componente reflexivo do currículo de formação de professores. Uma abordagem possível é o estudo de literaturas globais em língua inglesa desde as perspectivas de estudos culturais e pós-coloniais. Em consonância com as observações recentes de Festino (2011) e Lourenço (2011) sobre a importância de literaturas em língua inglesa para educação no Brasil, proponho um viés ao estudo de literatura global ligado à Educação Básica, para a cultivação de reflexividade docente, e melhor compreensão do papel de língua inglesa dentro do Brasil e como as narrativas interativas e multimodais podem contribuir com o ensino-aprendizagem de inglês na escola básica. Enfoco em três gêneros de literatura, de origens diversas: Kendal Hippolyte (poesia – St. Lucia), Chinua Achebe (romance – Nigéria) e Jhumpa Lahiri (conto – EUA e Índia). Também serão discutidas algumas transposições desses estudos para a sala de aula de inglês de Ensino Fundamental II. ____________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: Departing from the polyvalent metaphor of the “clinic,” this article discusses the results of the first phase of an English teacher education project, part of the Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID/CAPES) at a federal university in Brazil. Given the effects of globalization on language teaching and learning, the English teacher certification program needs to incorporate critical and intercultural perspectives in the reflexive dimension of the teacher education curriculum. One possible approach is the study of global English, or Anglophone, literatures utilizing a cultural studies and postcolonial theoretical framework. In accordance with recent observations by Festino (2011) and Lourenço (2011) about the importance of literatures in English for education in Brazil, I propose a multimodal and critical approach to the study of Anglophone literatures connected to teaching in basic education that also stimulates teacher reflection. This approach also seeks to illuminate the role of English in Brazil and clarify the notion of content in English classes, as it relates to narrative. My analysis involves a triptych of literary genres from different countries: Kendal Hippolyte (poetry – St. Lucia), Chinua Achebe (novel – Nigeria), and Jhumpa Lahiri (short story – United States and India). Some strategies for transposing literary studies to the middle school English classroom in Brazil are also outlined. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/488>. Acesso em: 06 maio 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inglês global | - |
Título: dc.title | Clínica Literária: literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil. | - |
Título: dc.title | Literary Clinic: global literatures and English teacher education in Brazil. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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