Uma breve história da divulgação científica: as metáforas ideacionais e o sistema de MENSAGEM na construção do discurso da ciência.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFigueredo, Giácomo Patrocínio-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Cristiano Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5329-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558373-
Descrição: dc.descriptionTencionado descrever os fenômenos linguísticos responsáveis pela construção do discurso da ciência na relação entre cientista e não-cientista, este artigo apresenta o papel desempenhado pelas metáforas ideacionais (HALLIDAY, 1998) no sistema semântico de MENSAGEM relativamente à organização do discurso (MARTIN e ROSE, 2007) da divulgação científica em Uma breve história do tempo (1988) – tradução de Maria Helena Torres para a obra de Stephen Hawking. Mais especificamente, tem por objetivo apontar a forma pela qual o sistema de MENSAGEM – responsável pela organização semântica das unidades de significado textual – emprega os potenciais de referência e expansão das metáforas ideacionais no fluxo discursivo (MARTIN e ROSE, 2007) deste tipo específico de discurso, de forma a apontar o modo como as metáforas gramaticais contribuem para a transmissão do conhecimento entre o cientista e o não-cientista. Para tanto, o corpus constituído pelo texto de Uma breve história do tempo foi analisado segundo as categorias gramaticais que operam a metaforização (HALLIDAY, 1998) e categorias semânticas da análise de tipos de texto (MARTIN e ROSE, 2007). Para a anotação e extração de padrões de análise foi utilizada metodologia advinda da Linguística de Corpus. Os resultados indicam um processo de construções metafóricas característico do discurso científico. Contudo, este é diferenciado na divulgação científica quanto ao emprego do potencial de expansão das metáforas ideacionais na reorganização das mensagens e seu papel nas ondas de informação, de forma a realizar seu contexto de produção, na relação entre o especialista e seu público alvo. _______________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This paper analyzes the ideational metaphors (HALLIDAY, 1998) and the macrothematic organization (MARTIN & ROSE, 2007) in the first chapter of the translation of Stephen W. Hawking (1988)’s science poularization book Uma breve história do tempo [A brief history of time] by Maria Helena Torres. More specifically it aims at identifying the role played by the ideational metaphors when deployed by the system of MESSAGE in specific functions within phases of discourse, as a way into using ideational metaphor potentials of reference and expansion in the constitution of waves of information (MARTIN & ROSE, 2007). In order to do so, MESSAGE features were identified and ideational metaphors functions were described. Their description was mapped onto waves of information. The process by which metaphors are deployed by MESSAGE in discourse flow through such mapping was shown. Analysis suggests that such process is responsible for a discourse flow development organized as to realize differences in expertise relationships between expert writer and non-expert audience of science popularization.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons do tipo Attribution-NonCommercial 3.0 Unported, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Entrepalavras <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/index>. Acesso em: 05 maio 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectMetáfora gramatical-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Título: dc.titleUma breve história da divulgação científica: as metáforas ideacionais e o sistema de MENSAGEM na construção do discurso da ciência.-
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