A aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Thaís Cristófaro-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Daniela Mara Lima Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558368-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute aspectos referentes à consciência fonológica e sua relação com a aquisição da linguagem escrita. Consideramos também o papel do item lexical como peça chave da apropriação do conhecimento linguístico. O debate centra-se na segmentação da linguagem em unidades específicas (palavra, sílaba, fonema) e na produtividade de tais unidades. Avaliamos a relação fala e escrita na aquisição da linguagem demonstrando que a fala interfere na escrita bem como a escrita interfere na fala. Adotamos a perspectiva dos Modelos Multirrepresentacionais e argumentamos que a fala e a escrita estão em constante interação na construção da representação mental e, consequentemente, na emergência e consolidação da consciência linguística. _________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This paper discusses issues related to phonological awareness and as such addresses the relationship between the spoken and written language. It also considers the role played by lexical items in the development of linguistic knowledge. The debate focuses on the units related to the segmentation of language (word, syllable, phoneme) and also on the productivity of such units. We evaluated the relationship between speech and writing in language acquisition and demonstrated that speech not only influences writing, but also vice versa. Within a Multirepresentational Model perspective we argue that speech and writing constantly interact in the construction of mental representations thus contributing to the emergence and consolidation of linguistic awareness.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob uma Licença Creative Commons do tipo Atribuição 4.0 Internacional, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Letras de Hoje <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/index>. Acesso em: 05 maio 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência fonológica-
Palavras-chave: dc.subjectMultirrepresentacionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectLéxico-
Palavras-chave: dc.subjectRelação fala-escrita-
Título: dc.titleA aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística.-
Título: dc.titleThe acquisition of spoken and written language: the role of linguistic awareness.-
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