Retrato invulgar do cotidiano e subversão de gêneros no cinema de Anna Muylaert.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoração, Cláudio Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorSoares, Rosana de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5367-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558347-
Descrição: dc.descriptionAo analisar os longas-metragens Durval discos (2002) e É proibido fumar (2009), de Anna Muylaert, este artigo busca compreender de que modo os dois filmes dinamizam o urbano e sua representação em uma linguagem de forte alcance subversivo, na medida em que a experiência fílmica desconstrói as noções preestabelecidas de composição cênica. Neles, a narrativa se vislumbra na intervenção de um “retrato” do comum, contudo, inserida em denúncia, característica quase intrínseca na produção do cinema brasileiro nas últimas décadas. Ao fazê-lo, os filmes instituem-se como exemplos de narratividade contemporânea do cotidiano, cujo apelo estético de espontaneidade referenda certo experimentalismo por meio da tensão rítmica de uma montagem calcada na fugacidade, além da ligação com o ritmo próximo à comédia – como gênero demarcado – e aos percalços dos erros e acertos da vida diária. ________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: Analyzing two movies by director Anna Muylaert (Durval discos, 2002 and É proibido fumar, 2009), the present article recovers how they are able to recreate a dynamic urban environment represented trough a high subversion range language. The filmic experience deconstructs preconceived notions intended for the mise-en-scène. In both of them, the narrative is grasped by the rise of a somehow “regular” picture, which is nevertheless deeply attached to the social complaints inherent to the Brazilian cinema production of the last decades. The analyzed productions are examples of contemporary narratives of daily life, whose aesthetic appeal to spontaneity endorses a certain level of experimentation. It is found on the tension of a fleeting film edition, on the response to the rhythm of the recognizable genre of comedy, as well as on the flow of hits and misses of everyday life.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAutores mantém os direitos autorais e concedem à revista Novos Olhareso direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Novos Olhares. Fonte: Revista Novos Olhares <http://www.revistas.usp.br/novosolhares/index>. Acesso em 25 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros cinematográficos-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano urbano-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian cinema-
Título: dc.titleRetrato invulgar do cotidiano e subversão de gêneros no cinema de Anna Muylaert.-
Título: dc.titleUnusual portrait of urban daily life and film genres subversion: Anna Muylaert’s movies.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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