O lugar das revistas brasileiras no discurso sobre o verde.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSchwaab, Reges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5631-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558341-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, debatemos a inscrição de um conjunto de revistas da Editora Abril, maior grupo do segmento no Brasil, no discurso do verde. Consideramos uma amostra de títulos com meio ambiente como tema de capa, filiados ao projeto Planeta Sustentável, criado pela Abril em 2007. O gesto de leitura é tecido na relação entre lugar social e lugar discursivo, tensionando os esforços das revistas em dar a ver um lugar de “saber dizer” o ambiental. O lugar discursivo do verde nas revistas está em estreita relação com a imagem do lugar social do Jornalismo, na exploração de seu contrato de enunciador competente, qualificado por valorações como confiabilidade, espírito de descoberta, capacidade de avaliação e análise, qualidade de observação e relato, bem como de agente do diálogo próximo e aberto. Na proposição de uma ecologia contemporânea, o verde é passado em revista, posto para funcionar no tempo presente. _________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: We debate the inscription of an array of Editora Abril’s magazines, largest group of the editorial segment in Brazil, in the green discourse. We consider a sample of titles that display the environment on the front-page headline, which are affiliated with the project Planeta Sustentável (Sustainable Planet), created by Abril in 2007. The reading gesture is framed in the relation between social place and discursive place, discussing the efforts of the magazines in showing a place of knowing to say when it comes to the environmental. The discursive place of the green in magazines is in close relation to the image of journalism’s social place, in the exploitation of its contract as a competent enunciator, qualified by valuations such as reliability, spirit of discovery, evaluation and analysis capability, observation and account quality, as well as a close and open dialogue agent. In the proposition of a contemporary ecology, the green is reviewed, put to work in present time.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsA Revista Razón y Palabra permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia 31 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectRevistas-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente-
Palavras-chave: dc.subjectMagazines-
Título: dc.titleO lugar das revistas brasileiras no discurso sobre o verde.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.