Os sinsignos icônicos nas 66 classes de signos: uma análise semiótica da fonte tipográfica Univers Revolved.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBorges, Priscila Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5413-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558337-
Descrição: dc.descriptionO potencial analítico dos modelos de três e dez classes de signos de C. S. Peirce é reconhecido pelos pesquisadores da área. O mesmo não se pode dizer do sistema de 66 classes. Pouco conhecido, pois foi deixado em aberto por Peirce, e ainda é alvo de muitas discussões a respeito de sua aplicabilidade. Com o propósito de mostrar o seu potencial analítico, este artigo apresentará uma análise dos sinsignos icônicos extraída de uma análise completa de uma fonte tipográfica fundamentada no sistema de 66 classes de signos. Além de corresponder à parte empírica de uma pesquisa teórica, que propõe de um modelo analítico com as 66 classes, a análise mostra detalhes da relação entre sinsignos icônicos e qualissignos que não podem ser percebidos nos sistemas com menos classes, o que é uma evidência da contribuição do sistema de 66 classes a semiótica. ______________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: Although Peircean scholars have acknowledged the analytical potential of C. S. Peirce’s models of three and ten classes of signs, such is not the case of his system of sixty-six classes. This system is practically unknown because Peirce did not conclude it, and its applicability to semiotic analysis has been discussed extensively. This paper testifies to the analytical potential of the system of sixty-six classes by presenting an analysis of the Iconic Sinsigns extracted from a full analysis of a typeface. The paper presents the empirical part of a theoretical study that proposes an analytical model of Peirce’s sixty-six classes of signs. In particular, it shows the relationship between Iconic Sinsigns and Qualisigns at a level of detail that is indiscernible in his other systems with fewer classes, providing evidence of the relevance of Peirce’s system of sixty-six classes of signs for a better understanding of semiotics.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOs Trabalhos publicados na Revista Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil. Fonte: Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica <http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/index>. Acesso em: 25 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectTipografia-
Palavras-chave: dc.subjectApplied semiotics-
Palavras-chave: dc.subjectTypography-
Título: dc.titleOs sinsignos icônicos nas 66 classes de signos: uma análise semiótica da fonte tipográfica Univers Revolved.-
Título: dc.titleIconic Sinsigns within Peirce’s system of 66 classes of signs : a semiotic analysis of the typeface Univers Revolved.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.