Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barboza, Douglas Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Jacqueline Aline Botelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:34:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:34:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558300 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo objetiva, a partir das reflexões gramscianas acerca da ideologia, analisar como o processo de formação crítica (de intervenção ativa e consciente no processo da história do mundo) é o resultado de um processo social, de uma formação político-ideológica. Parte-se da crítica gramsciana ao equívoco de se atribuir uma relação não-dialética de causa e efeito entre estrutura e superestrutura, reflexão esta consubstanciada pelos debates sobre os conceitos de ideologia e consciência em Marx e Engels e a concepção positiva de ideologia no pensamento do marxista italiano. Por fim, ao tratar-se a hegemonia como a responsável por guiar o processo de afirmação e difusão das ideologias, resgata-se a importância da compreensão gramsciana da indissociabilidade entre luta política, luta econômica e luta ideológica para uma melhor apreensão da realidade social contemporânea. __________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This article aims, from the Gramscians reflections on ideology, to analyze how the process of critical formation (active and conscious intervention in the process of world history) is the result of a social process, of a political-ideological formation. It starts with the Gramscian critique the mistake of assigning a non-dialectical relation of cause and effect between structure and superstructure. This thought is substantiated by the debates on the concepts of ideology and consciousness in Marx and Engels and the positive conception of ideology in the thought of Italian Marxist. Finally, when it comes hegemony as responsible for guiding the process of affirmation and diffusion of ideologies, rescues the importance of Gramscian understanding of the inseparability among political fight, economic fight and ideological fight, for a better apprehension of contemporary social reality. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | A Revista Em Pauta permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia de 04 mai. de 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramsci | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social process | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
Título: dc.title | Processo de formação crítica e processo social: a questão da ideologia em Gramsci. | - |
Título: dc.title | Process of critical formation and social process: the question of ideology in Gramsci. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: