Sobre essa tal de fotografia latinoamericana: uma análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica latina.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Carolina Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558295-
Descrição: dc.descriptionEste artigo examina o processo de delimitação de um tipo específico de fotodocumentário, aquele politicamente engajado com os problemas sociais da América Latina, como suposta essência da fotografia da região. Investigam-se, em particular, os antecedentes de um projeto de identidade estabelecido nas décadas de 1970 e 1980 e a influência que as atuações do Consejo Mexicano de Fotografía e do seu então presidente Pedro Meyer exerceu na conformação de tal projeto, em especial, durante as duas primeiras edições do Coloquio Latinoamericano de Fotografía, nas quais essa identidade para a fotografia local foi defendida. Ao final, arrolam-se duas consequências daí decorrentes: a visibilidade dada a uma rica produção fotográfica que passou a ser divulgada internacionalmente e o ocultamento de trabalhos realizados segundo outras propostas. _____________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This paper examines the process of delimitation of an alleged essence of Latin American photography, identify with a specific type of political engaged documentary.Particularity, it’s investigated the history of an identity project established in the 1970s and 1980s and the role that Mexican Council of Photography and its former chairman, Pedro Meyer, played in this project during the two first editions of the Latin American Colloquium of Photography. Two main consequences are listed: the visibility given to a rich photographic production that became internationally disseminated and concealment of other proposals, alternatives to the canon.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOs autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons, que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.Fonte Revista Contracampo < http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 24 mar 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia documental-
Palavras-chave: dc.subjectPedro Meyer-
Palavras-chave: dc.subjectConsejo Mexicano de Fotografía-
Palavras-chave: dc.subjectLatin American Colloquium of Photography-
Palavras-chave: dc.subjectLatin American photography-
Título: dc.titleSobre essa tal de fotografia latinoamericana: uma análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica latina.-
Título: dc.titleAbout such a Latin American photography: an analysis on the demarcation process of an alleged latin photographic essence.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.