Abordagens pedagógicas : prática docente e percepção discente sobre as finalidades da Educação Física na escola.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPaixão, Jairo Antônio da-
Autor(es): dc.creatorTucher, Guilherme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:34:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:34:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5543-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558287-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo analisa a prática docente e as finalidades da Educação Física escolar na percepção de 100 alunos e 23 professores do ensino médio. Para os alunos, empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Para os professores, uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos expressam certa ambiguidade do entendimento das finalidades da Educação Física. Para os professores, prevalece a perspectiva tradicionaldesportiva, que se traduz para os alunos como momentos de socialização e lazer entre os seus pares nas aulas. Ao negligenciar o aspecto histórico e enaltecer a perspectiva biologicista, efetivada no aprimoramento da aptidão e do condicionamento físico, relega-se o caráter pedagógico da Educação Física na escola. _______________________________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This study examines the teaching practice and the aims of Physical Education in the perception of 100 students and 23 high school teachers. For students, a questionnaire with closed and structured scale from the three-point Likert was used. For teachers, a semistructured interview. The results express ambiguity of understanding of the aims of Physical Education. For teachers, the prevailing perspective traditionalsports, which translates to students as moments of leisure and socialization among peers in class. By neglecting the historical aspect and enhance the biological perspective, effective in improving fitness and physical conditioning , relegates to the pedagogical nature the Physical Education in school.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsA Revista Científica da FAMINAS permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia 17 mar. de 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleAbordagens pedagógicas : prática docente e percepção discente sobre as finalidades da Educação Física na escola.-
Título: dc.titlePedagogical approaches : teaching practice and student perceptions about the purpose of physical education in school.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.