A fenomenologia social na pesquisa em estratégia.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMacedo, Fernanda Maria Felício-
Autor(es): dc.creatorBoava, Diego Luiz Teixeira-
Autor(es): dc.creatorAntonialli, Luiz Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:33:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:33:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558218-
Descrição: dc.descriptionA investigação científica em estratégia vem passando, no decorrer do tempo, por transformações que podem ser analisadas como uma evolução da produção do conhecimento nesse campo. Tal evolução processa-se via tentativa de formulação de um saber estratégico voltado para organizações e ambientes dinâmicos. Dessa forma, o conhecimento estratégico elaborado até o momento relaciona-se com várias ferramentas para auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão. Todavia, observam-se outras dimensões na estratégia, as quais existem por si e em si mesmas, mas que, por variados motivos, são exploradas de maneira pouco aprofundada, como o estrategista. Isso se dá não por desinteresse dos pesquisadores, mas por necessidades de natureza prática, que são orientadas pelo modo de produção capitalista – ideologia. Isso ocorre quando a ciência estuda a realidade posta e não a origem ou os primeiros princípios. Dessa forma, investiga-se, neste trabalho, como se processa a pesquisa em estratégia, com a constatação do predomínio de uma visão funcionalista na pesquisa sobre esse fenômeno. Diante desse contexto, emerge a necessidade de abordar o tema a partir de outras perspectivas, como a interpretativa. Pretende-se propor outro modo de acesso ao fenômeno estratégico a partir do emprego da fenomenologia social. Tal vertente, que pertence à orientação paradigmática interpretativa, trata de questões como intersubjetividade, alter ego, mundo da vida, processo de significação, tipificação, conduta e ação social, teoria da motivação e construção de esquemas típicos – ideias que apresentam grande potencial de contribuição para o avanço da compreensão holística da estratégia. O paradigma interpretativo oferece algo a mais à estratégia, buscando conhecer o fenômeno estratégico à luz da subjetividade do estrategista, considerando tanto sua racionalidade substantiva quanto sua experiência de vida. Destaca-se que esse olhar é uma proposta de aprofundamento dos estudos a partir de outra linha paradigmática de pesquisa, não apresentando tal orientação maior ou menor relevância que a linha vigente funcionalista. Portanto, neste trabalho, pretende-se contribuir para o avanço das pesquisas em estratégia, ainda que seu escopo seja propedêutico, elaborando uma proposta de abordagem inovadora do fenômeno estratégico.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsÉ permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM. Fonte RAM. Revista de Administração Mackenzie. <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectEstrategista-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia social-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo-
Título: dc.titleA fenomenologia social na pesquisa em estratégia.-
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