Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Camones, Luis Arnaldo Mejía | - |
Autor(es): dc.creator | Vargas Júnior, Eurípedes do Amaral | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Rodrigo Peluci de | - |
Autor(es): dc.creator | Velloso, Raquel Quadros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:33:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:33:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558140 | - |
Descrição: dc.description | The present study evaluates the discrete element method (DEM) as a tool for understanding the step-path failure mechanism in fractured rock masses. Initially, the study simulates crack propagation and coalescence in biaxial and triaxial laboratory tests. The results of this analysis showthat the DEMaccurately represents these processes in comparison to other studies in the technical literature. The crack propagation and coalescence processes are important in the step-path failure mechanism for slopes. Simple examples of this mechanism were modeled, and their results were compared with those of the analytical model proposed by Jennings (1970). Among the possibilities suggested by Jennings,modelingwith DEMdid not provide a good approximation for the case of coplanar cracks, forwhich failures in the intact rock bridges should only be caused by shear forces. Inmodelingwith DEM, tensile failures occur within the sliding block, generating forces that are not considered in the Jennings model. The non-coplanar crack condition provided a better approximation, since the Jennings model formulation for this case includes the tensile failure of the rock. The main advantage of the DEM over other computational tools is its micromechanical representation of discontinuous media, which permits a better understanding of the step-path failure mechanism. However, good calibration of the macroscopic parameters of the rock and its discontinuities is necessary to obtain good results. | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | O Periódico Engineering Geology concede permissão para depósito deste artigo no Repositório Institucional da UFOP. Número da licença: 3585900912370. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discrete element method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock crack propagation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Step path | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock slope stability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Failure mechanisms | - |
Título: dc.title | Application of the discrete element method for modeling of rock crack propagation and coalescence in the step-path failure mechanism. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: