Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Kristianne Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Justi, Rosária da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:33:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:33:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558082 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objetivo geral descrever, detalhadamente, um projeto de formação continuada docente, tal que o mesmo possa ser reproduzido, mediante devidas adaptações, por leitores que atuem nessa área. Além disso, são objetivos específicos: i) apresentar a proposta de formação continuada docente elaborada pelo Grupo de Pesquisa REAGIR – Modelagem e Educação em Ciências, da UFMG, que se estruturou sobre três referenciais teóricos: um modelo de raciocínio pedagógico, pesquisa-ação colaborativa e práxis; ii) evidenciar como tais referenciais teóricos integrados subsidiaram a estruturação das ações do projeto; e iii) discutir a relevância de cada referencial no processo, no sentido de favorecer uma formação docente rumo à inovação, autonomia e colaboração. Essa proposta de formação desenvolveu-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, tendo como principais premissas a concepção de docentes como aprendizes e a interação docente-especialista em um real nível de colaboração, isto é, uma situação na qual ambos participantes desempenham papéis igualmente relevantes no processo e aprendem através do compartilhamento mútuo de suas experiências. ___________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: The general aim of this paper is to describe a proposal for continued teacher education in a way that it could be used by readers who share our interests. It aims specifically at (i) presenting the proposal for continued teacher education developed by the REAGIR – Modelling and Science Education Research Group, at UFMG, which was built from three theoretical backgrounds: a pedagogical reasoning model, collaborative action-research, and teachers’ practice; (ii) making it evident how such theoretical backgrounds were integrated in order to base the projects actions; and (iii) discussing their relevance in favouring a teachers’ education towards innovation, autonomy and collaboration. This proposal were developed from a critical-reflective approach, which main premises were the conception of teachers as learners, and a real collaboration between teachers and experts, i.e., an interaction in which both participants play equally relevant roles and learn from the reciprocal sharing of their experiences. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Este Trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <http://revistas.if.usp.br/rbpec/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 de mar. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de raciocínio pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Praxis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers’ education | - |
Título: dc.title | Uma proposta de formação continuada de professores de ciências buscando inovação, autonomia e colaboração a partir de referenciais integrados. | - |
Título: dc.title | A proposal for teachers’ education based on integrated theoretical backgrounds aiming at innovation, autonomy and collaboration. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: