Uma proposta de formação continuada de professores de ciências buscando inovação, autonomia e colaboração a partir de referenciais integrados.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Kristianne Lina-
Autor(es): dc.creatorJusti, Rosária da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:33:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:33:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/558082-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objetivo geral descrever, detalhadamente, um projeto de formação continuada docente, tal que o mesmo possa ser reproduzido, mediante devidas adaptações, por leitores que atuem nessa área. Além disso, são objetivos específicos: i) apresentar a proposta de formação continuada docente elaborada pelo Grupo de Pesquisa REAGIR – Modelagem e Educação em Ciências, da UFMG, que se estruturou sobre três referenciais teóricos: um modelo de raciocínio pedagógico, pesquisa-ação colaborativa e práxis; ii) evidenciar como tais referenciais teóricos integrados subsidiaram a estruturação das ações do projeto; e iii) discutir a relevância de cada referencial no processo, no sentido de favorecer uma formação docente rumo à inovação, autonomia e colaboração. Essa proposta de formação desenvolveu-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, tendo como principais premissas a concepção de docentes como aprendizes e a interação docente-especialista em um real nível de colaboração, isto é, uma situação na qual ambos participantes desempenham papéis igualmente relevantes no processo e aprendem através do compartilhamento mútuo de suas experiências. ___________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: The general aim of this paper is to describe a proposal for continued teacher education in a way that it could be used by readers who share our interests. It aims specifically at (i) presenting the proposal for continued teacher education developed by the REAGIR – Modelling and Science Education Research Group, at UFMG, which was built from three theoretical backgrounds: a pedagogical reasoning model, collaborative action-research, and teachers’ practice; (ii) making it evident how such theoretical backgrounds were integrated in order to base the projects actions; and (iii) discussing their relevance in favouring a teachers’ education towards innovation, autonomy and collaboration. This proposal were developed from a critical-reflective approach, which main premises were the conception of teachers as learners, and a real collaboration between teachers and experts, i.e., an interaction in which both participants play equally relevant roles and learn from the reciprocal sharing of their experiences.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsEste Trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <http://revistas.if.usp.br/rbpec/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 de mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de raciocínio pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectPraxis-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers’ education-
Título: dc.titleUma proposta de formação continuada de professores de ciências buscando inovação, autonomia e colaboração a partir de referenciais integrados.-
Título: dc.titleA proposal for teachers’ education based on integrated theoretical backgrounds aiming at innovation, autonomy and collaboration.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.