Construindo a história dos bairros: um diálogo entre memória e educação.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPires, Tiago-
Autor(es): dc.creatorPereira, Carlos Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:33:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:33:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4942-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557994-
Descrição: dc.descriptionNa contemporaneidade, a grande produção de informação faz com que os saberes e memórias do passado sejam substituídos pela constante inovação midiática, pautada em relações voláteis típicas da pós-modernidade. Durante grande parte da história do Brasil, a valorização de saberes, memórias e lugares somente ocorreu quando esses eram referentes às grandes personalidades, na maioria das vezes pertencentes à elite econômica. Em meio a esse contexto, desenvolvemos um projeto de pesquisa que objetivava resgatar as memórias, histórias e culinárias de bairros periféricos de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Visando valorizar esses saberes e sujeitos, iniciamos um processo de investigação, pautado na metodologia da história oral e do ensino de História por projetos, envolvendo os alunos da rede pública, bem como professores e historiadores. A pesquisa foi desenvolvida entre 2008 e 2011, resultando na construção de um livro com fins didático-pedagógicos, intitulado “Saramenha: memórias, histórias e culinária”. _________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: Nowadays, large-scale production of information makes the knowledge and memories of the past are replaced by constant media innovation, based on volatile relationships typical of postmodernity. Throughout much of the history of Brazil, the appreciation of knowledge, memories and places only occurred when these were related to the great personalities, mostly belonging to the economic elite. Within this context, we developed a research project that aimed to rescue the memories, stories and culinary of suburbs of Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. Aiming to enhance this knowledge and subjects, we initiated a process of research, guided by the methodology of oral history and history teaching by projects involving public school students as well as teachers and historians. The research was conducted between 2008 and 2011, resulting in the construction of a book with didactic-pedagogic purposes, entitled "Saramenha: memories, stories and cooking.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsEste Trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial. Fonte:A Revista Extensio <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 05 de mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Título: dc.titleConstruindo a história dos bairros: um diálogo entre memória e educação.-
Título: dc.titleBuilding the history of neighborhoods: a dialogue between memory and education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.