Relação escola e família: uma construção sócio-histórica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Rosana Areal de-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, João Paulo Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:33:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:33:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4884-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557906-
Descrição: dc.descriptionFamília e escola são instituições fundamentais no processo de socialização das crianças e dos jovens, porém, situações de diálogos entre essas instituições são pontuais. Como todas as instituições, ambas são agentes ativos e também fruto da interação social, sofrendo influências diretas da política, da cultura e do processo histórico. Este estudo tem como principal meta fazer uma reflexão a respeito da construção da relação entre família e escola a partir do estudo de caso de uma escola pública no interior de Minas Gerais entre os anos 60 e 90. Em um esforço de aproximação dos olhares sociológico e histórico sobre o tema partiu-se de um problema contemporâneo, vivenciado pelas escolas e famílias no Brasil, e buscou-se indícios nos documentos e na historiografia da educação elementos para a compreensão da construção dessa complexa relação. _____________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: Family and school are essential institutions during the children and young process of integration with the society but dialogue between them must be particular. As all the institutions both of them are active agent and they result from the social interaction and they are directly influenced by the politics, the culture and the historical process. This study has as a principal goal to make a thought about the relationship between family and school grounded in a study of a public school located in the country of Minas Gerais between the sixty and ninety decades. In an effort to approach the historical and sociological view about this subject we based on a contemporary problem present on the schools and Brazilian families and we looked for evidence on documents and elements in the history of the Brazilian education to the comprehension of the construction of this complex relationship.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 18 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleRelação escola e família: uma construção sócio-histórica.-
Título: dc.titleRelationship between family and school: a historic and social construction.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.