Nas narrativas dos pedagogos, um retrato de suas condições de trabalho.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLucindo, Nilzilene Imaculada-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:33:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:33:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557900-
Descrição: dc.descriptionEste estudo de abordagem qualitativa investigou as condições de trabalho de 15 Pedagogos que atuam em instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, em Minas Gerais, no Brasil. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como referencial teórico Oliveira (2004), Zeichner (1993), Codo, Vasques (2000), Fávero, Semeraro (2002), Saviani (1982) e Tardif, Lessard (2005). A análise dos dados foi desenvolvida a partir das transcrições dos relatos. Os resultados indicaram a existência de concepções distintas acerca das condições de trabalho, pois essas variam em função da rede de ensino, do tempo histórico e das expectativas que cada profissional possui. Contudo, para a maioria, as condições estão longe de serem ideais. Mediante o cotidiano a que se sujeitam, eles afirmam que sua disposição em conviver com este cenário se justifica pelo gosto daquilo que faz, pelo amor a profissão e pelo prazer que seu trabalho proporciona. _____________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This qualitative study investigated the working conditions of 15 pedagogues who work in public education institutions of the Regional Superintendent of Education of Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. The methodology used was the literature and field research, theoretically based in Oliveira (2004), Zeichner (1993), Codo, Vasques (2000), Favero, Semeraro (2002), Saviani (1982) and Tardif, Lessard (2005). The data analysis was developed from the transcripts of the reports. The results indicated the existence of distinct about working conditions conceptions, as these vary depending on the school system, the historical time and the expectations that each professional has. However, for most, the conditions are far from ideal. Through the everyday that are subject, they claim that their willingness to live with this scenario is justified by what he does like, the love of the profession and pleasure that his work provides.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsO autor pode imprimir e distribuir cópias de seu artigo ou resenha, desde que mencionado que os direitos pertencem à e-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Fonte: Revista e-Mosaicos <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectCondições de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectProfissão docente-
Título: dc.titleNas narrativas dos pedagogos, um retrato de suas condições de trabalho.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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