Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Marlice de Oliveira e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:33:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:33:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4802 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557896 | - |
Descrição: dc.description | Este ensaio tem como objetivo principal refletir sobre a construção do indivíduo e dos processos de socialização, no contexto da relação entre famílias e escolas, tendo como pano de fundo as mutações sofridas pelas duas instâncias educativas na contemporaneidade. Primeiramente, busca-se discutir, a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, as mudanças conceituais da noção de socialização, confrontando a abordagem clássica de Durkheim e a “sociologia da experiência” de François Dubet. Em seguida, discute a constituição dos indivíduos contemporâneos, no interior das duas instâncias de socialização - família e escola -, analisando a tensão vivida pelos indivíduos, entre a necessidade de integração social e a construção das experiências individuais. ________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This essay’s main objective is to reflect on the construction of the individual and the processes of socialization in the context of the relationship between families and schools, with the mutations suffered by the two educational instances in the contemporary period as background. First, the essay discusses, from a literature review on the subject, the conceptual changes on the notion of socialization, confronting the classical approach of Durkheim and the “sociology of experience” of Francois Dubet. Then, it discusses the constitution of contemporary individuals within the two instances of socialization - family and school - by analyzing the strain experienced by individuals, between the need for social integration and the construction of individual experiences. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob uma licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista de Educação <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index>. Acesso em: 20 mar. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indivíduo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
Título: dc.title | Relação família-escola transmutada: da aderência aos papéis e à experiência social. | - |
Título: dc.title | Transmuted family-school relationship: adherence to social roles and experience. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: