Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Torres, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Marco Aurélio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:33:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:33:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557864 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo debatemos questões envolvidas na emergência de professoras transexuais femininas ou travestis na escola. Utilizamos a noção de outsiders e de heteronormatividade para analisar como essas professoras permanecem na função docente. Consideramos que a emergência dessas professoras está relacionada a novos posicionamentos referentes às noções de gênero nas políticas de direitos humanos, especificamente pelas lutas do movimento social. Por fim, afirmamos que a emergência dessas professoras não pode ser compreendida como suspensão da heteronormatividade, mas como o aparecimento de novas questões para se analisar no ambiente escolar. ___________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This paper analyzes social aspects involved in the emergence of transgender (male-to-female) teachers at school. We use the notions of outsiders and heteronormativity to analyze how these teachers remain in the teaching profession. We believe that the emergence of such teachers is related to new positions relative to notions of gender in human rights policies, specifically the struggles of social movements. Finally, we argue that the emergence of these teachers cannot be understood as suspension of heteronormativity, but as the emergence of new issues to consider in the school environment. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Permite o arquivamento da versão PDF do editor em repositórios institucionais. Fonte: Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=0100-3143>. Acesso em: 19 mar. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transexualidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heteronormatividade | - |
Título: dc.title | Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders. | - |
Título: dc.title | Transgender and transvestite teachers in the school context: between established and outsiders. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: