Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Nayara Ferreira de Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:33:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:33:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557851 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo propõe analisar como as contribuições das ideias do educador brasileiro Anísio Teixeira influenciaram e ainda influenciam pesquisas relacionadas à formação de professores. O educador discute vários conceitos extremamente necessários para a área da Educação: ensino, modalidades de ensino, escola, educação, democracia, direitos. Estes são conceitos que devem ser debatidos em um curso de formação de professores, e por isso, reafirmamos a necessidade em estudar o pensamento de Anísio Teixeira. Nesse sentido, expomos uma breve trajetória do autor e suas ideias educacionais sobre a educação brasileira, devido à necessidade de os estudantes da área da Educação conhecer esse educador que se fez presente em vários momentos históricos, políticos e administrativos importantes do ensino brasileiro. ______________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This article proposes to examine how the contributions of the ideas of Brazilian educator Anísio Teixeira influenced and still influence researches related to teaching education. The educator discusses several concepts critical for Education area such as teaching, methods of teaching, school, education, democracy, rights. That are concepts that should be discussed at a training course for teachers, and therefore, we reaffirm the need to study the thought of Anísio Teixeira. In this sense, we present a brief history of the author and his main thoughts about the Brazilian educational system and we justify the need for students in the field of Education to know this teacher who was present at various historical, political and administrative moments important in Brazil education. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Educação em Perspectiva <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/index>. Acesso em: 12 mar. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anísio Teixeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação brasileira | - |
Título: dc.title | A formação de professores: notas sobre o pensamento educacional de Anísio Teixeira. | - |
Título: dc.title | The teaching education: notes on the educational thought Anísio Teixeira. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: