Gênero e docência: olhares sobre a formação de professoras rurais no Brasil e na Colômbia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.creatorJardilino, José Rubens Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:33:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:33:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4935-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557847-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende trazer ao debate a questão da formação de mulheres professores para a escola rural, discutindo, com base na psicanálise a problemática da formação situada na bifurcação – gênero, sujeito e docência. A pesquisa realizada no Brasil e na Colômbia em momentos e por grupos diferentes buscam encontrar no relato de histórias de vidas das mulheres professoras participantes da pesquisa o significado subjetivamente de ser mulher e professora no espaço rural. As mulheres professoras que participaram da pesquisa trazem suas percepções, histórias e olhares a respeito dos lugares em que moram e trabalham, onde falam de seus percursos pessoais e profissionai e expõem suas visões sobre os/as alunos/as e suas famílias, as comunidades de cada lugar que a pesquisa, a saber, Tunja, na província de Boyacá e em Santa Rita de Ouro Preto, distrito da Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. ___________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This work aims at discussing the women´s topic of the teachers´ development for rural school, based on the psychoanalysis the development problem located in the holder - the gender, the subject and teaching. The research was carried out in Brazil and Colombia, sometimes by different groups are trying to find in the presentation of women teacher´s life stories as participants looking for the subjective meaning of being a woman and teacher in the rural areas. The surveyed teachers contributed their ideas, stories and glances in relation to the places where they live and work. They talk about their personal and professional paths and they present their views about the students / they and their families. The communities of every place that the research, let us say Tunja, in the department of Boyacá and Santa Rita de Ouro Preto, in the district of the historic town of Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob licença Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 2.5 Colombia que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso comercial nem a adaptação. Fonte: Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana <http://revistas.uptc.edu.co/revistas/index.php/historia_educacion_latinamerican/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professoras-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Título: dc.titleGênero e docência: olhares sobre a formação de professoras rurais no Brasil e na Colômbia.-
Título: dc.titleGender and teaching: focus on the professional development of teachers in rural areas of Brazil and Colombia.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.