Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gripp, Glícia Salviano | - |
Autor(es): dc.creator | Testi, Bruno Moreti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:33:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:33:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557836 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo pretende discutir alguns resultados de uma pesquisa ampla sobre o Ensino Superior em Minas Gerais, que contou com financiamento do CNPq. Preocupamo-nos com a carreira acadêmica. As variáveis que levamos em consideração são as seguin¬tes: área de conhecimento (disciplina), trajetória de formação, produtividade (média de publicações nos últimos dez anos) e a região (do estado) na qual a instituição está loca-lizada. Utilizamos como fonte de dados os currículos Lattes dos professores de diversos tipos de instituições de Ensino Superior do estado de Minas Gerais e tentamos desenhar um modelo de carreira acadêmica a partir da agregação dos dados. Observamos alguns resultados semelhantes ao encontrado na literatura sociológica: parece haver uma corre¬lação forte entre o tipo de instituição em que o professor atua e a sua trajetória acadêmi¬ca e produtividade. Observamos, também, que há diferenças significativas nas trajetórias acadêmicas relacionadas às áreas de atuação ou campos de conhecimento. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob licença Creative Commons Attribution Non-Commercial. Fonte: Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=0102-6992>. Acesso em: 17 mar. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carreira acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias profissionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática acadêmica | - |
Título: dc.title | Trajetórias acadêmicas: um estudo comparado da carreira acadêmica em Minas Gerais. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: