Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Moura, Francisco de Assis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:33:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:33:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4747 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557835 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância dos fenômenos inconscientes nos processos educativos. Durante a construção da psicanálise Freud indagou por várias vezes sobre os reais efeitos da função psíquica face aos múltiplos espaços sociais em que o ser humano está inserido: o contexto educacional é um deles. Discutimos de que forma o processo de aprendizagem, nos seus múltiplos entraves, pode fazer o sujeito manifestar-se, levando em conta aspectos subjetivos e intersubjetivos implícitos na relação professor, aluno e conhecimento. Defendemos a idéia de que um olhar clínico sobre o fenômeno educacional escolar é um recurso possível para fazer eclodir o sujeito. _______________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: The aim of this paper is to reflect on the importance of the unconscious phenomena in the educative processes. During the construction of the psychoanalysis, Freud asked himself several times about the real effect of the psychic function faced to the multiple social areas where the human being is: the educational context is one of them. We believe that it forms the learning process, in its multiple impediments that can make the subject manifest, taking in account implicit subjective and inter-subjective aspects in relation to the teachers, pupils and knowledge. We defends the idea that a clinical view on the pertaining of the school educational phenomenon, is a possible way to reveal the subject. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/424>. Acesso em: 17 mar. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intersubjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Título: dc.title | Um olhar clínico na sala de aula: uma nova metodologia pedagógica? | - |
Título: dc.title | A clinic’s view in the classroom: a new pedagogical method? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: