Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Simone Amorim Castro Kiefer-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Plínio Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:32:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:32:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4929-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557709-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo relatamos uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo é composto por alunos da oitava série (nono ano) que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. Queríamos compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados “bemsucedidos” em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos de ambos os grupos e com suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos dois grupos, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber. _________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: In this article we report a study on the “relation with knowledge” of a specific group of eighth grade students of two different schools. This group is composed by students at risk of failure in mathematics. Our objective was to understand the “relation with knowledge” of the students of this group, as compared to the “relation with knowledge” of the students of another group in the same classroom, this last one being composed by students with a history of success in school mathematics. Data were collected using interviews with the students and their families and written questionnaires. Results point to significant differences between these two groups, not only in their performance in school mathematics, but in all of the six aspects of “relation with knowledge” encompassed by our study.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY 3.0, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/index>. Acesso em: 30 set. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso fracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRelação com o saber-
Palavras-chave: dc.subjectRelação com o saber matemático-
Título: dc.titleRelação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar.-
Título: dc.titleRelation with knowledge of students at risk of failure in mathematics.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.