Matemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano: uma teia de relações sob investigação.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDavid, Maria Manuela-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Plínio Cavalcanti-
Autor(es): dc.creatorTomaz, Vanessa Sena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:32:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:32:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4785-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557705-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, apresentam-se as ideias gerais em torno das quais vem se constituindo e se desenvolvendo um programa de pesquisas sobre as práticas escolares e a formação de professores de matemática, idealizado por um grupo de pesquisadores da área de Educação Matemática da UFMG e da UFOP. O foco central dos estudos desenvolvidos dentro do programa são as relações entre a matemática escolar, a matemática acadêmica e a matemática do cotidiano, bem como suas implicações na configuração dos saberes profissionais docentes e na formação do professor. Através da descrição de algumas das pesquisas já desenvolvidas, procura-se mostrar um pouco dos caminhos percorridos pelo grupo (incluindo o percurso por diferentes referenciais teóricos, na medida das necessidades e das limitações percebidas) e alguns dos resultados encontrados até agora. Esses resultados mostram aspectos da complexidade das relações entre a matemática escolar, a matemática acadêmica e a matemática do cotidiano e indicam que é fundamental conhecer o que o professor faz em sala de aula e que dificuldades vivencia em seu fazer, para que, a partir daí, possamos estruturar de forma mais robusta e fundamentada os saberes de sua formação profissional. ___________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: In this article, we present general ideas around which a research program on mathematics teacher education has developed by collaboration between Mathematics Education researchers from both UFMG and UFOP. The studies within this program focus mainly on the relations between school mathematics, academic mathematics and everyday mathematics, as well as on their implications on understanding what constitutes mathematics teacher professional knowledge and, potentially, on the design of mathematics teacher education curricula. By describing some of the works already developed, we trace our way through different research interests and the corresponding theoretical frameworks, as well as present some of our findings along the research avenues we have been exploring. These findings reveal some aspects of the complexity of the relations between school, academic and everyday mathematical practices and reinforce the importance of the analysis of what teachers do in classrooms and what kind of difficulties they face while doing what they do, in order to design a sounding process for preparing professionals to teach mathematics at school level.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOs artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 18 nov. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da atividade-
Título: dc.titleMatemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano: uma teia de relações sob investigação.-
Título: dc.titleSchool mathematics, academic mathematics and everyday mathematics: a network of relations under investigation-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.