Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | David, Maria Manuela | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Plínio Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.creator | Tomaz, Vanessa Sena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:32:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:32:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557705 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo, apresentam-se as ideias gerais em torno das quais vem se constituindo e se desenvolvendo um programa de pesquisas sobre as práticas escolares e a formação de professores de matemática, idealizado por um grupo de pesquisadores da área de Educação Matemática da UFMG e da UFOP. O foco central dos estudos desenvolvidos dentro do programa são as relações entre a matemática escolar, a matemática acadêmica e a matemática do cotidiano, bem como suas implicações na configuração dos saberes profissionais docentes e na formação do professor. Através da descrição de algumas das pesquisas já desenvolvidas, procura-se mostrar um pouco dos caminhos percorridos pelo grupo (incluindo o percurso por diferentes referenciais teóricos, na medida das necessidades e das limitações percebidas) e alguns dos resultados encontrados até agora. Esses resultados mostram aspectos da complexidade das relações entre a matemática escolar, a matemática acadêmica e a matemática do cotidiano e indicam que é fundamental conhecer o que o professor faz em sala de aula e que dificuldades vivencia em seu fazer, para que, a partir daí, possamos estruturar de forma mais robusta e fundamentada os saberes de sua formação profissional. ___________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: In this article, we present general ideas around which a research program on mathematics teacher education has developed by collaboration between Mathematics Education researchers from both UFMG and UFOP. The studies within this program focus mainly on the relations between school mathematics, academic mathematics and everyday mathematics, as well as on their implications on understanding what constitutes mathematics teacher professional knowledge and, potentially, on the design of mathematics teacher education curricula. By describing some of the works already developed, we trace our way through different research interests and the corresponding theoretical frameworks, as well as present some of our findings along the research avenues we have been exploring. These findings reveal some aspects of the complexity of the relations between school, academic and everyday mathematical practices and reinforce the importance of the analysis of what teachers do in classrooms and what kind of difficulties they face while doing what they do, in order to design a sounding process for preparing professionals to teach mathematics at school level. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 18 nov. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da atividade | - |
Título: dc.title | Matemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano: uma teia de relações sob investigação. | - |
Título: dc.title | School mathematics, academic mathematics and everyday mathematics: a network of relations under investigation | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: