Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:32:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:32:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4661 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557698 | - |
Descrição: dc.description | In this paper, the authors present a modelling activity developed from a thematic project in the models and mathematical modelling class of the professional master’s degree program in mathematics education at the Federal University of Ouro Preto. The students enrolled in the class chose to study the theme Brazilian Public Politics. After several debates regarding the theme, the students were separated into three groups and each group chose a subtheme to study. The themes were IDH (index of human development), minimum wage and social security. As an example, a description of the thematic project about the minimum wage in Brazil is presented. The principal results obtained in the study of this theme include a discussion about the potentialities of the theme as a classroom activity in different levels of schooling. As an educational activity, the thematic project demonstrated itself to be greatly relevant, since not only did it provide the learning possibility of mathematics related to the issues studied, but also promoted various discussions regarding the theme, which, in our conception, contributes to the social-critical development of the students. Finally, from the point of view of applied mathematics and mathematics education, the development of a modelling activity from thematic projects showed itself to be a good source of researches. | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | Permite o arquivamento da versão/PDF do editor no Repositório Institucional. Fonte: Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=2159-5291>. Acesso em: 02 mar. 2015. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thematic projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social critical perspective | - |
Título: dc.title | The development of mathematical modelling activities from thematic projects in the social-critical perspective. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: