O cinema como uma ferramenta pedagógica na sala de aula: um resgate à diversidade cultural.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorViana, Marger da Conceição Ventura-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:32:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:32:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4787-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557690-
Descrição: dc.descriptionCom o objetivo de proporcionar debates a partir de filmes e discussões que abordem situações críticas da realidade social e da diversidade em sala de aula, existe a necessidade de explorarmos a utilização da linguagem cinematográfica na educação. Isso tem como propósito subsidiar os professores com uma proposta pedagógica que utilize filmes de diferentes categorias e gêneros para contribuir com a formação crítico-reflexiva dos alunos com relação a assuntos relacionados com a diversidade cultural. Assim, por meio do cinema, os alunos podem adquirir habilidades para entender o diálogo que existe entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas que dominam a sociedade contemporânea. Nesse sentido, é necessário levar ao debate a utilização do cinema em sala de aula como um recurso que tem um grande potencial educacional e que pode ser utilizado pelos professores na elaboração de atividades pedagógicas curriculares. Dessa maneira, o papel simbólico do cinema se torna uma fonte rica e inesgotável para analisar a diversidade cultural, pois a sua utilização nas escolas pode trazer para as salas de aula o entendimento e a aceitação dessa diversidade presente na sociedade. ____________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: Due to a need to explore the use of film language in education, the aim of this work is to deliver movies that enable discussions addressing critical social reality situations and diversity in the classroom. This proposal aims to support teachers through the pedagogical use of film from different categories and genres to contribute to the critical-reflexive education of students with respect to matters related to cultural diversity. Through film, students can acquire skills to understand the dialogue that exists between the school curriculum and the broader sociocultural issues that dominate contemporary society. Thus, it is necessary to use film as a classroom resource that has great educational potential and to be used by instructional leaders in curriculum development for educational activities. The symbolic role of film represents a rich and inexhaustible source for examining cultural diversity. Its use in schools can bring to the classroom understanding and acceptance of cultural diversity present in society.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsPermite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/677>. Acesso em 6 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Título: dc.titleO cinema como uma ferramenta pedagógica na sala de aula: um resgate à diversidade cultural.-
Título: dc.titleFilm as a teaching tool in the classroom: the rescue of cultural diversity.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.