O lugar da matemática escolar na licenciatura em matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorValente, Wagner Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:32:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:32:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557689-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática. _________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This paper analyzes the importance of considering the elementary mathematics contents in Mathematics Teacher Degree programs, given the subject of mathematical training of future teachers. Two aspects of elementary mathematics are addressed: historical and epistemological. The study considers theoretical contributions of historians like Andrew Chervel, Dominique Julia and Roger Chartier. Sources for analysis in the research included recent studies on the role of the history of mathematics and the potential of history of mathematics education. Finally, the paper advocates the inclusion of the history of mathematics education as a methodology for mathematics teacher education.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-ND 2.5 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index>. Acesso em: 29 Set. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática escolar-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas-
Título: dc.titleO lugar da matemática escolar na licenciatura em matemática.-
Título: dc.titleSchool mathematics in mathematics teacher education programs.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.