Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Valente, Wagner Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:32:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:32:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4600 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557689 | - |
Descrição: dc.description | Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática. _________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This paper analyzes the importance of considering the elementary mathematics contents in Mathematics Teacher Degree programs, given the subject of mathematical training of future teachers. Two aspects of elementary mathematics are addressed: historical and epistemological. The study considers theoretical contributions of historians like Andrew Chervel, Dominique Julia and Roger Chartier. Sources for analysis in the research included recent studies on the role of the history of mathematics and the potential of history of mathematics education. Finally, the paper advocates the inclusion of the history of mathematics education as a methodology for mathematics teacher education. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-ND 2.5 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index>. Acesso em: 29 Set. 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Título: dc.title | O lugar da matemática escolar na licenciatura em matemática. | - |
Título: dc.title | School mathematics in mathematics teacher education programs. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: