Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Cirléia Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:32:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:32:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4578 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557688 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora – expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela – bem como certa transformação dos conhecimentos em saberes pedagógicos. _________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | This article presents a case study whose focus is to investigate the mobilization of knowledge from a teacher who teaches mathematics in the early years of elementary school, to participate in a study group focused on the development of geometrical thinking. Data were collected through diagnoses of geometrical knowledge, records produced by the teacher, researcher’s field diary, an interview and audio recordings and/or video meetings. The results show the development of the geometrical thinking of teacher – expressed not only by the improvement of the language used, but mainly by the records produced by it – as well as certain transformation of knowledge into pedagogical knowledge. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 18 nov. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento geométrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores dos anos iniciais | - |
Título: dc.title | Saberes profissionais e pensamento geométrico: o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. | - |
Título: dc.title | Professional knowledge and geometric thinking: the case of a primary school teacher. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: