As imagens da modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKangussu, Imaculada Maria Guimarães-
Autor(es): dc.creatorTeodoro, Jorge Benedito de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:31:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:31:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557083-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste na investigação do conceito de modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin (2009), com ênfase no arquivo temático “J - Baudelaire”. Mostraremos, com o desenvolvimento da dissertação, como Benjamin preenche o seu mosaico imagético sobre a modernidade. Entre as imagens recolhidas pelo filósofo nos diversos arquivos temáticos do Projeto das Passagens, tomaremos duas como representantes das principais configurações do conceito benjaminiano de modernidade, a saber, a imagem de Paris como a metrópole moderna e a imagem do poeta francês Charles Baudelaire, ambas consideradas em um viés que prioriza a constituição alegórica da modernidade em Benjamin. ____________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This work consists in the investigation of the modernity concept in the Project of Walter Benjamin’s (2009) Passagens, with emphasis on the thematic archive “J-Baudelaire”. We will show, with the development of this thesis, how Benjamin fills in his image mosaic about modernity. Between the images collected by the philosopher in the diverse thematic archives of the Project of Passagens, we will take two as representative of the main configuration of the concept of modernity, namely, the image of Paris as the modern metropolis and the image of the French poet Charles Baudelaire, both considered by the bias that prioritize the allegorical constitution of the Benjaminian modernity.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 09/09/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectWalter Benjamin – filosofia alemã-
Palavras-chave: dc.subjectCharles Baudelaire – poesia francesa-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectAlegorias-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da arte-
Título: dc.titleAs imagens da modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.