Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kangussu, Imaculada Maria Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Teodoro, Jorge Benedito de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:31:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:31:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3902 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557083 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho consiste na investigação do conceito de modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin (2009), com ênfase no arquivo temático “J - Baudelaire”. Mostraremos, com o desenvolvimento da dissertação, como Benjamin preenche o seu mosaico imagético sobre a modernidade. Entre as imagens recolhidas pelo filósofo nos diversos arquivos temáticos do Projeto das Passagens, tomaremos duas como representantes das principais configurações do conceito benjaminiano de modernidade, a saber, a imagem de Paris como a metrópole moderna e a imagem do poeta francês Charles Baudelaire, ambas consideradas em um viés que prioriza a constituição alegórica da modernidade em Benjamin. ____________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This work consists in the investigation of the modernity concept in the Project of Walter Benjamin’s (2009) Passagens, with emphasis on the thematic archive “J-Baudelaire”. We will show, with the development of this thesis, how Benjamin fills in his image mosaic about modernity. Between the images collected by the philosopher in the diverse thematic archives of the Project of Passagens, we will take two as representative of the main configuration of the concept of modernity, namely, the image of Paris as the modern metropolis and the image of the French poet Charles Baudelaire, both considered by the bias that prioritize the allegorical constitution of the Benjaminian modernity. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 09/09/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Walter Benjamin – filosofia alemã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Charles Baudelaire – poesia francesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alegorias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da arte | - |
Título: dc.title | As imagens da modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: