Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Gustavo Peixoto | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Danilo Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:31:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:31:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/557041 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A alocação da tripulação (motoristas e cobradores) é uma etapa muito importante no planejamento operacional do Sistema de Transporte Público visto que custo operacional representado pelas escalas de trabalho compõe uma parcela significativa nos custos totais de uma empresa de transporte público. A redução dos custos das escalas de trabalho afetam não são as empresas operadoras, mas também os usuários deste serviço, pois com esta redução há a possibilidade de um maior investimento na qualidade do transporte público e a redução dos preços dos bilhetes. Estes custos, estão estritamente relacionados as normas operacionais impostas pelas empresas e legislações trabalhistas que se retém na definição das jornadas de trabalho dos motoristas e cobradores. Esse trabalho tem a finalidade de propor um novo método computacional capaz de auxiliar o processo da programação da tripulação em empresas de transporte público de ônibus urbano. Os métodos apresentados nesta pesquisa são baseados no uso de um modelo de programação linear inteira, ainda inédito na literatura, se diferindo dos demais pelo fato de que cada jornada e gerada diretamente a partir das tarefas a serem alocadas. Uma metaheurística Late Acceptance Hill Climbing (LAHC) também foi utilizada com o objetivo de resolver problemas de maiores dimensões. Um método híbrido, utilizando o método exato e a metaheurística LAHC, é proposto com o objetivo de obter um refinamento das soluções obtidas pela metaheurística, de modo a reduzir os custos das jornadas geradas. Para avaliar as abordagens apresentadas foram utilizadas instâncias geradas a partir de dados reais de uma empresa do setor de transporte público da cidade de Belo Horizonte/MG. Os modelos computacionais propostos apresentaram resultados satisfatórios, sendo que os custos finais foram reduzidos para a maioria dos testes realizados. Por outro lado, há a necessidade de novos estudos sobre os métodos apresentados, afim de que os mesmos se tornem mais eficientes. __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: The allocation of crew (drivers and collectors) is a quite important stage of operational planning of Public Transit System once the operational cost represented by the work schedules consist in a significant portion of total costs in a public transit company. Cost reduction of work schedules afects not only the operating company but also the users of this service since there is chance of higher investments in transit quality and reduction of ticket prices because of this cost-cutting. These costs are strictly related to the operational rules established by companies and work laws which refects themselves in the transit drivers and collectors work schedule definition. The goal of this work is to propose a new computational method able to assist the crew planning process in urban bus public transit companies. The methods presented in this work are based on use of an integer linear programming method even unpublished in literature, being diferent from others due the fact that each schedule is created directly from tasks to be allocated. A metaheuristic Late Acceptance Hill Climbing (LAHC) was also utilized with the purpose of solving bigger problems. A hybrid method using the exact method and the metaheuristic LAHC is proposed with the goal of refining solutions gotten through metaheuristic, reducing created schedule costs. To evaluate the presented approaches, problems generated from real data from a public transit company from Belo Horizonte/MG city were used. The proposed computational methods presented satisfactory results and final costs were reduced for most tests performed. On the other hand, other researches about the presented methods are necessary in order that they become more eficient. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 24/10/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metaheurísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Título: dc.title | Uma abordagem híbrida para resolver o problema da escala de motoristas de ônibus urbano. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: