Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tavares, Wellington | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Miriam Assumpção e | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Helton Cristian de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:30:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:30:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3847 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556862 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo apresenta alguns conceitos contemporâneos, tais como ciberespaço e inteligência coletiva, que emergiram das transformações por que passaram as tecnologias da informação e comunicação. Tais transformações possibilitaram a apropriação de novos espaços de interação para os atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem: alunos, tutores e professores. Para melhor esclarecimento dos conceitos, este estudo objetiva analisar um caso que conta com dois fatos estritamente relacionados: uma pesquisa de expectativas a respeito de uma disciplina e, em decorrência desta, o desenvolvimento de uma diferente metodologia de avaliação virtual. Por fim, elabora-se uma discussão acerca da nova metodologia desenvolvida, além de análises sobre os processos e a avaliação dos aprendizados. ______________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This study presents some contemporary concepts such as cyberspace and collective intelligence, which emerged from the changes undergone by information technology and communication. These changes allowed the appropriation of new spaces of interaction for the actors involved in the teaching-learning process: students, tutors and teachers. For a better understanding of concepts, this study aims to analyze a case that has two closely related facts: a survey of expectations of a discipline and as a result of this, the development of a different methodology for virtual evaluation. Finally, elaborates a discussion about the new methodology, and analyzes the processes and evaluation of the learning. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/index>. Acesso em: 18 nov. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciberespaço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação virtual | - |
Título: dc.title | Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço: o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: