Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:30:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:30:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556859 | - |
Descrição: dc.description | A maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. ____________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: Most investigations in ethnomathematics have demonstrated that some cultural forms of mathematics exist that are different from dominant forms of mathematics. The majority of current research in ethnomathematics is directed towards ethnographic and anthropological studies of cultural groups. In the current context, there is a great necessity for ethnomathematics-based programs to identify and seek teaching-learning practices directed towards pedagogical action. The great challenge for researchers in ethnomathematics is to further elaborate studies and pedagogical practices that are in accordance with the philosophicaltheoretical objectives of this program. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY 3.0, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/index>. Acesso em: 30 set. 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
Título: dc.title | Tendências atuais da etnomatemática como um programa: rumo à ação pedagógica. | - |
Título: dc.title | Current trends in ethnomathematics as a program: towards pedagogical action. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: