Tendências atuais da etnomatemática como um programa: rumo à ação pedagógica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:30:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:30:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556859-
Descrição: dc.descriptionA maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. ____________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: Most investigations in ethnomathematics have demonstrated that some cultural forms of mathematics exist that are different from dominant forms of mathematics. The majority of current research in ethnomathematics is directed towards ethnographic and anthropological studies of cultural groups. In the current context, there is a great necessity for ethnomathematics-based programs to identify and seek teaching-learning practices directed towards pedagogical action. The great challenge for researchers in ethnomathematics is to further elaborate studies and pedagogical practices that are in accordance with the philosophicaltheoretical objectives of this program.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY 3.0, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/index>. Acesso em: 30 set. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia-
Título: dc.titleTendências atuais da etnomatemática como um programa: rumo à ação pedagógica.-
Título: dc.titleCurrent trends in ethnomathematics as a program: towards pedagogical action.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.