Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:30:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:30:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3735-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556853-
Descrição: dc.descriptionApresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática. ______________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: In this article, we present approaches for ethnomathematics as a program founded on current research in ethnomathematics as directed towards ethnographic, anthropological, and pedagogical actions studies of distinct cultural groups. In the current context, there is a great necessity for ethnomathematics-based programs to identify and seek teaching-learning practices directed towards pedagogical action. The great challenge for researchers in ethnomathematics is to further elaborate studies and pedagogical practices that are in accordance with the philosophical-theoretical objectives of this program. As well, we outline a curriculum proposal based on the “trivium” literacy, matheracy, and technocracy that permits the development of school-based activities based on an ethnomathematics perspective.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-ND 2.5 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index>. Acesso em: 29 set. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectMatematização-
Título: dc.titleAbordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.-
Título: dc.titleCurrent approaches in the ethnomathematics as a program : delineating a path toward pedagogical action.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.